O Brasil estreou no Mundial 14 anos com vitória na disputa feminina. Nesta segunda-feira (4), as meninas venceram os Estados Unidos, por 2 a 1, no torneio que reúne as principais equipes do mundo em Prostejov, na República Tcheca. No masculino, os brasileiros foram superados pela França, por 3 a 0.
As equipes retornam às quadras nesta terça-feira (5), a partir das 5h30 (horário de Brasília). As meninas enfrentam a Colômbia, enquanto os meninos jogam contra os Estados Unidos. Todas as partidas têm transmissão ao vivo neste link.
Abrindo os confrontos, a paranaense Flavia Cherobim trouxe a vantagem para a equipe ao vencer Emery Combs, por 7/6 6/3. Em seguida, Eduarda Gomes, também do Paraná, cedeu o empate com derrota para Caroline Shao, por 6/4 6/0. Nas duplas, o resultado foi disputado ponto a ponto e as brasileiras só confirmaram o resultado no super tiebreak, com vitória sobre Combs e Olivia de los Reyes, por 6/4 2/6 11-9.
Mesmo com a vitória sobre as principais cabeças de chave da competição, o capitão da equipe, Ivan Cressoni, prefere manter os pés no chão e explica que ainda tem muitos jogos pela frente. “Estrear contra as favoritas e conseguir vencer é realmente um excelente resultado, mas continuamos ciente das dificuldades do torneio. Agora precisamos manter a serenidade para enfrentar as próximas adversárias”, disse
No masculino, o mineiro Henrique Custódio deixou a equipe atrás no placar ao ser superado por Evan Giurescu, por 6/3 6/1. No segundo jogo do confronto, o paulista Miguel Ferraz teve embate equilibrado com Mario Vukovic, mas foi derrotado por 6/1 3/6 7/6. Nas duplas, Custódio e Ferraz perderam para Vukovic e Samuel Dakessian, por duplo 6/2.
Formato do Mundial
Pelo sistema de disputa, os 16 países participantes são divididos em quatro grupos e jogam todos contra todos (round-robin), com confrontos de duas simples e uma dupla. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde disputam no formato mata-mata.
Confira os resultados desta segunda-feira:
Time Brasil BRB 2×1 Estados Unidos
Flavia Cherobim (BRA) d. Emery Combs (USA) – 7/6 6/3
Caroline Shao (USA) d. Eduarda Gomes (BRA) – 6/4 6/0
Flavia Cherobim (BRA)/Eduarda Gomes (BRA) d. Emery Combs (USA)/Olivia de los Reyes (USA) – 6/4 2/6 11-9
Masculino
Time Brasil BRB 0X3 França
Evan Giurescu (FRA) d. Henrique Custódio (BRA) – 6/3 6/1
Mario Vukovic (FRA) d. Miguel Ferraz (BRA) – 6/1 3/6 7/6
Samuel Dakessian (FRA)/Mario Vukovic (FRA) d. Miguel Ferraz (BRA)/Henrique Custódio (BRA) – 6/2 6/2