O russo ex-número 1 do mundo e atual 18º, Daniil Medvedev, conseguiu dar o troco no jovem americano Learner Tien, 36º, e superando cãibras em batalha de 2h47 se garantiu nas quartas de final do Masters de Shanghai, na China.
Campeão de Shanghai em 2019, Medvedev entrou em quadra confiante de que devolveria a derrota para Tien na semifinal de Pequim, há uma semana, e batalhou para fechar o confronto em 7/6 (8-6) 6/7 (1-7) 6/1 tendo disparado 10 aces e cometido 11 duplas-faltas contra dois aces e três duplas-faltas do americano.
“Acho que a parte mais difícil foi que jogamos duas vezes [antes]”, declara Medvedev na entrevista em quadra tendo superado cãibras no final do segundo set, momento em que viu o cenário de Pequim se repetir já que na semifinal na capital chinesa, o russo não conseguiu superar as cãibras.
“Na minha opinião, ele é um jogador inacreditável, porque ele não tem um ótimo saque, e o saque é muito importante no tênis. Sem (contar) o saque, ele tem 19 anos, 30 e poucos anos no mundo e só está crescendo. Na minha opinião, ele é um ótimo tenista”, pontuou sobre uma das estrelas da Next Gen ao lado do carioca João Fonseca.
“Ele sente o jogo muito bem. Há tantos caras agora que simplesmente batem forte com todas as bolas que têm, e eles têm um saque incrível que os permite permanecer na partida de tênis. Ele não tem, e consegue jogar muito bem sem ele. Para vencê-lo… eu pensei que ia perder. Eu estava com cãibras de novo e estou super feliz por ter conseguido”, confessou o russo que havia perdido os dois jogos anteriores contra Tien.
EM busca de voltar à semifinal, Medvedev encara o australiano Alex de Minaur, 7º, que vem de vitória sobre o português Nuno Borges em 7/5 6/2
Medvedev e Minaur já se enfrentaram 11 vezes no circuito profissional e o russo levou a melhor em sete destes duelos.