Victoria Mboko, número 85 do mundo e jovem de 18 anos, esteve nas cordas por várias vezes, salvou um match-point e conseguiu uma incrível virada para garantir vaga na decisão do WTA 1000 de Montreal, no Canadá, torneio no piso duro com premiação acima dos US$ 5 milhões.
A tenista fez a alegria da torcida ao derrotar a cazaque Elena Rybakina, 12ª do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 1/6 7/5 7/6 (7/4) após 2h46min de duração.
Rybakina começou o jogo amassando a adversária que não viu a cor da bola no primeiro set. Mboko teve 5 a 3 e saque para fechar o segundo set, permitiu o empate, mas fechou com nova quebra. No terceiro set Elena começou na frente e sustentou a vantagem até servir em 5 a 4. Ela teve um match-point, mas Mboko reagiu, devolveu a quebra, viu Rybakina quebrar de novo, empatou e no tie-break decisivo foi mais valente rumo ao triunfo inesperado pelo que se apresentava.
Mboko jogará sua primeira final de WTA e tentará o primeiro título . Sua rival sai do duelo entre a japonesa Naomi Osaka e a dinamarquesa Clara Tauson.