A francesa Amelie Mauresmo terá a chance de conquistar seu segundo Grand slam na carreira, o segundo nesta temporada. Depois de vencer o Australian Open ela duela na final de Wimbledon com a campeã de Roland Garros, a belga Justine Henin-Hardenne. Num jogo de altos e baixos a francesa número 1 do mundo marcou 6/3 3/6 6/2 sobre a russa quarta colocada no ranking WTA.
Henin bate freguesa e vai à final
O jogo foi disputado e equilibrado desde o inicio. A líder do ranking conseguiu uma quebra de serviço da russa e abriu 3-2. Porem não conseguiu administrar essa vantagem e foi quebrada no game seguinte. No entanto, Sharapova novamente não conseguiu ter um bom saque e foi quebrada, com Mauresmo abrindo 5-3 e sacando para fechar o set em 6/3.
No 2º, a francesa parecia que iria vencer fácil pois abriu 3-1 com 3 break points de vantagem. Sharapova, com seu costumeiro espírito guerreiro, salvou os três breaks e venceu 5 games seguidos ganhando a 2ª parcial em 6/3.
No ultimo set, Amelie Mauresmo começou logo quebrando serviço de Maria Sharapova no 2º game e depois abriu uma boa vantagem de 4-0 e saque. A russa, porém se manteve viva na partida com uma quebra que diminuiu a vantagem para 4-2. Mauresmo confirmou seu saque jogou a responsabilidade toda para a jovem russa.
A musa do circuito até tentou e conseguiu salvar um match point, mas no 2º ponto decisivo que teve jogou um forehand para fora o que selou a vitória da campeã do Australian Open desse ano que comemorou como se fosse um gol de seu país que está na final da Copa do Mundo.
Na final, as duas vencedoras dos dois Major disputados até agora (Amelie no Australian Open onde bateu Henin que desistiu do jogo n 2 o set, e a belga que venceu Roland Garros em cima de Svetlana Kuznetsova, comemorando seu tri em Paris.
No confronto direto, Henin Hardenne leva vantagem sobre Mauresmo: em 9 jogos, 5 triunfos da belga. Neste ano, as tenistas se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. No Australian Open, a francesa levou a melhor na que se tornou a 1ª final da Era Aberta de um Major onde uma das jogadoras desistiu no meio da partida (Henin alegou mal estar). Já no saibro de Berlim, a belga venceu.
Se conquistar Wimbledon, Justine Henin entra pra o seleto clube da jogadoras que já venceram todos os Grand Slams (Austrália, Roland Garros, Wimbledon, e EUA). Caso a francesa triunfe, ela consolida sua liderança no ranking mundial ( mesmo que perca ela continua lider, devido sua passagem a final) e empata no numero de conquistas no ano com a belga. Hardenne tem 4 e Mauresmo 3. A final será jogada no sábado.









