O chileno Nicolas Massú, ex-top 9 e campeão olímpico em Atenas 2004, conversou com o site da ATP após o impressionante retorno de seu pupilo, o polonês Hubert Hurkacz, após sete meses afastado em razão de uma cirurgia no joelho.
Massú faz parte da equipe técnica da Polônia durante a disputa da United Cup, onde seu pupilo está invicto em sets, e chamou a atenção do público nas redes sociais ao conversar sobre “merecimento” e se emocionou após a vitória de Hurkacz na estreia diante do alemão Alexander Zverev.
“Estou muito, muito feliz porque passamos por momentos difíceis. E quando você fica sete meses fora de competição — é muito tempo — você precisa ter paciência”, disse Massú à ATP. “Você precisa ser forte. Não é fácil porque às vezes você só quer começar a pensar nos torneios. Você perde semanas e depois a recuperação é lenta”.
“Não é fácil manter a fé o tempo todo porque os dias são longos, tem muito tratamento, muita recuperação”, confessou o chileno. “Mas, ao mesmo tempo, estou totalmente convencido — porque vivi isso em tantos anos no circuito, tantos anos no tênis — de que, em algum momento, se você se mantiver forte, acreditar e trabalhar duro, você merece”.
Ex-tenista e ex-treinador outro tenista que lidou muito com lesões, o austríaco Dominic Thiem, Massú destacou que Hurkacz fez absolutamente tudo para voltar com etapas em Marbella e Málaga, na Espanha, Mônaco e na Polônia.
“É incrível a ética de trabalho do Hubi. Ele segue tudo à risca. Se ele precisa fazer isso, ele faz e muito mais. Não é só na quadra, é fora dela: como ele cuida da alimentação, do tratamento, de todos os alongamentos. Então, acho que quando você trabalha assim, as coisas [positivas] precisam voltar. Você merece ter esse tipo de resultado”, contou.
Massú ainda destaca que o trabalho com Hurkacz também foi para manter as esperanças que todo o sacrifício valeria a pena: “Minha experiência de vida e da minha carreira no tênis me ensinou que, mesmo quando tudo parece estar contra você ou quando tudo parece escuro, no fim do túnel você vê a luz. É preciso manter a fé”.
Nicolas Massú segue elogiando o foco e o trabalho ético do pupilo, a quem vê com talento e potencial para voltar a estar entre os melhores do mundo e ir por mais, já que está trabalhando também em melhorias.
“Sempre acreditei que nada é impossível se você mantiver a ética de trabalho e a mentalidade positiva. Em algum momento, você se recuperará”, finalizou.









