Luisa Stefani, número 1 do Brasil e 16ª do mundo, segue fazendo história para o tênis feminino brasileiro. Nesta quinta-feira a paulistana e a húngara Timea Babos se classificaram às semifinais do WTA Finals, torneio com as oito melhores duplas da temporada e um dos cinco maiores do ano, realizado em Riad, na Arábia Saudita.
A dupla derrotou as campeãs do US Open este ano, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe de virada por 2/6 7/5 10/5 após 1h41min de duração.
O primeiro set foi controlado pela dupla adversária, que é a atual campeã do WTA Finals. A parceiria de Dabrowski e Routliffe forçou a devolução buscando pelas bolas vencedoras já na devolução, conquistou quebra no primeiro game, salvou com confiança breakpoint no game seguinte e dominou, até chegarem à nova quebra no quinto game, após sequência de erros da dupla da brasileira e administrou.
A dupla esteve abaixo com quebra no segundo set, conseguiu a recuperação, virou para 5 a 4, salvaram dois break-points no 5 a 5, quebraram com grandes devoluções no 6 a 5 para fecharem o set e fizeram um grande match tie-break com grandes bolas de Babos no fundo e intervenções na rede da paulistana.
Embaladas pelo empate na partida, Stefani e Babos abriram 3/1 trabalhando bem na rede, mas viram as rivais apertarem o jogo para um 5/4. Com a brasileira muito segua na rede, elas conseguiram duas mini-quebras para abrir 7/5, onde cometeram novo erro, mas sólidas fecharam o jogo conquistando duas novas mini-quebras trabalhando com muita confiança para fechar a rede e as paralelas.
Com a vitória, Stefani e Babos ficaram em segundo lugar na classificação do Grupo Liezel Huber e enfrentam as líderes do grupo Martina Navratlova formada pela taiwanesa Su-wei Hsieh e a letã Jelena Ostapenko, até o momento única dupla invicta no Finals.
Hsieh e Ostapenko acumulam no ano os vice-campeonatos de Wimbledon, Dubai e do Australian Open. Stefani e Babos, por sua vez, venceram os títulos do SP Open, Estrasburgo, Linz e Tóquio. As duplas não se enfrentaram no decorrer da temporada.
Luisa Stefani jogará a semifinal do WTA Finals pela primeira vez, mas tem uma parceira experiente na competição. Timea Babos é tricampeã do torneio com títulos em 2018 e 2019 ao lado da francesa Kristina Mladenovic e em 2017 ao lado da tcheca Andrea Hlavackova.
Stefani em busca de mais história
Luisa será a primeira brasileira na semifinal do torneio mais prestigiado de final de ano. Bia Haddad havia sido a outra brasileira a jogar o Finals nas duplas, mas caiu na primeira fase.
Agora ela busca igualar os feitos de Marcelo Melo que foi finalista do Finals masculino em 2014 e 2017. Bruno Soares fez semifinais na competição.









