A paulistana Luisa Stefani segue escrevendo seu nome na história do tênis brasileiro e ao lado da húngara Timea Babos garantiu-se pela primeira vez na carreira na grande final do WTA Finals, ao superar a forte dupla da letã Jelena Ostapenko e a taiwanesa Su-wei Hsieh.
Diante da única dupla invicta na chave do WTA Finals, Stefani e Babos lutaram por 1h45 para fechar o placar em 6/4 7/6(7-5) tendo convetido cinco aces a dois de Ostapenko e Hsieh, que venceram 70 % dos pontos jogados com seu primeiro serviço, contra 74% da dupla da brasileira.
O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio com as duas duplas jogando bem. A primeira quebra se deu logo no primeiro game de saque da brasileira, que se complicou após dupla-falta e foi quebrada cometendo erro ao bater bola pra fora na paralela. Com Hsieh sólida no saque, a dupla adversária abriu 3/1, mas viu Ostapenko se perder com saque após cometer dupla-falta no sexto game, evitou trocas de bolas na rede dada a efetividade da brasileira e tentando bolas rápidas e fundas no forehand de Babos cometeu o erro e cedeu a quebra.
O jogo seguiu, e Stefani arriscou novamente a pressionar o primeiro serviço da letã e firme em busca da virada, viu Babos dominar na linha de base e após longas trocas confirmar quebra em erro de Ostapenko para fechar o primeiro set.
Na segunda etapa, a brasileira entrou sacando com muita confiança e tentando pressionar as rivais. Hsieh tomou ainda mais a frente de sua parceria e foi pressionando. No quinto game, a taiwanesa tentou minar a confiança da brasileira, que forçou saque aberto em Ostapenko, que forçou bolas em Babos que acabou cometendo o erro não-forçado e cedendo a quebra no quinto game.
A dupla da brasileira não se intimidou e seguiu buscando mais uma virada em sets. No oitavo game, Babos encarou o potente saque aberto de Hsieh, colocou bola em quadra, fez as adversárias jogarem e em duas boas intervenções de Stefani na rede devolveram a quebra em belo voleio.
A disputa seguiu equilibrada e foi para o tiebeak. Ali, a dupla da brasileira abriu 5/2 após duas excelentes intervenções de Luisa na rede com voleio, mas diante da potência de devolução de Ostapenko, a parceria de Stefani viu as duas mini-quebras serem devolvidas e chegou ao match-point em erro da letã na rede e fechou o jogo.
Na grande final, Luisa Stefani e Timea Babos aguardam pela dupla vencedora do duelo entre a parceria da tcheca número 1 do mundo Katerina Siniakova e a americana Taylo Townsend e a parceria da belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova.
Luisa Stefani é a primeira mulher brasileira a jogar a final do WTA Finals na história. Agora, ela busca melhor campanha que as feitas por Marcelo Melo no ATP Finals. O mineiro foi vice-campeão do Finals em 2014 ao lado do croata Ivan Dodig e em 2017 com o polonês Lukasz Kubot.
Stefani tenta ainda igualar Gustavo Kuerten, único tenista brasileiro campeão do torneio que reúne os melhores da temporada. Guga foi campeão do Finals da ATP, à época intitulada Masters Cup, em 2000 em uma campanha histórica com vitórias sobre Pete Sampras e Andre Agassi e finalizando o ano como número 1.
A ida à final do WTA Finals, garantirá Luisa Stefani como 14ª do mundo nas duplas. A paulistana se aproximará de seu melhor ranking, 9ª da WTA, alcançado em novembro de 2021.
Timea Babos, por sua vez, tenta o tetracampeonato do Finals. A húngara foi campeã do evento em 2017 ao lado da tcheca Andrea Hlavackova e em 2018 e 2019 ao lado da francesa Kristina Mladenovic.









