A britânica Sonay Kartal, 81ª do mundo, emplacou, nesta quarta-feira, sua primeira vitória sobre uma jogadora do top 10 ao derrotar a russa Mirra Andreeva, quinta colocada, por 7/5 2/6 7/5 após 2h25min de batalha na quadra Lotus. Ela se garantiu nas quartas de final do WTA 1000 de Pequim, na China, evento sobre o piso duro com premiação de US$ 8,9 milhões.
Kartal já havia chegado às oitavas de final de Indian Wells e Wimbledon este ano, mas este resultado marca sua primeira quarta de final em nível de torneio desde que conquistou seu primeiro título em Monastir, em setembro passado. A número 81 do mundo também voltou à boa forma na China, após um recorde de 3 a 0 abaixo nas quadras duras da América do Norte em agosto. Kartal quebrou essa sequência na final da Billie Jean King Cup há duas semanas e também derrotou Daria Kasatkina, cabeça de chave número 14, e Maya Joint em Pequim. Ela é a primeira britânica a chegar às quartas de final em Pequim desde Johanna Konta, em 2016.
Andreeva agora possui um histórico de 16-3 contra jogadoras classificadas fora do Top 50 em 2025. As três derrotas ocorreram desde junho: para Lois Boisson nas quartas de final de Roland Garros, para Taylor Townsend na terceira rodada do US Open e agora para Kartal.
“Acho que a maneira como me comporto em quadra é um dos meus maiores trunfos”, disse Kartal quando questionada sobre sua postura tranquila na entrevista em quadra. “Você pode olhar para o outro lado da quadra e não saberá se estou ganhando ou perdendo. Eu apenas tentei deixar aquele segundo set para trás — ela jogou um ótimo tênis. Eu apenas tentei equilibrar o jogo no terceiro set e manter a pressão no placar o máximo que pude.”
Nas quartas de final, ela enfrentará Linda Noskova, cabeça de chave nº 26,que derrotou Anastasia Potapova
por 6/2 6/4 em 1h27min.









