Quarta oportunidade e pela quarta vez seguida a russa Anna Kalinskaya ficou no quase. A russa número 39 do mundo deixou as boas apresentações da semana de lado, jogou mal e foi arrasada na decisão do WTA 500 de Washington, nos Estados Unidos.
A canadense Leylah Fernandez, 36ª colocada, marcou 6/1 6/2 em apenas 1h10min na quadra central e faturou seu quarto troféu e o maior da carreira onde tem uma emblemática decisão do US Open em 2021 caindo diante de Emma Raducanu.
Com o troféu ela irá ao 24º lugar do ranking enquanto que Kalinskaya será a 31ª colocada.
Fernandez não vencia um título desde o final de 2023 quando ganhou o WTA 250 de Hong Kong.
Kalinskaya, por outro lado, não havia perdido um set sequer a caminho de sua quarta final de simples da WTA na carreira. Mas esses padrões foram revertidos no domingo, quando Fernandez conquistou outro título, enquanto Kalinskaya ainda buscava seu primeiro.
No primeiro set, Fernandez chegou a um break point em 1-1, mas saiu do jogo com um hold. E depois desse perigo inicial, Fernandez foi imparável pelo resto do set.
Kalinskaya perdeu o saque com uma dupla falta no game seguinte, e Fernandez conquistou cinco games consecutivos, garantindo a vantagem de um set. Um drop shot vencedor da canadense fechou o set de abertura após apenas 30 minutos.