O carioca João Fonseca, 46º do mundo, está na semifinal do ATP 500 da Basileia, na Suíça, pela primeira vez na carreira, após conquistar uma virada diante do canadense Denis Shapovalov, ex-top 10 e atual 23º, que desistiu da partida quando era dominado no terceiro set.
Em quadra, Fonseca encarou 1h40 de duelo e ia vencendo com placar de 3/6 6/3 4/1 e saque, quando Shapovalov desistiu do confronto. O canadense não havia demonstrado nenhuma grande questão física durante a partida e não pediu atendimento médico, mas abandonou assim que recebeu a segunda quebra no set decisivo.
O jogo começou com os dois tenistas cometendo erros ao tentar definirem o mais rápido possível os pontos. Enquanto Shapovalov arriscou as segundas bolas na paralela, Fonseca tentou jogar o mais perto da rede possível já no segundo ponto. Assim, eles trocaram quebras nos dois primeiros games e o brasileiro acabou se afobando no 4º game, sacou aberto e tentou volear, mas ficou na rede com breakpoint contra e tentando ser decisivo e agressivo, cometeu novo erro para tomar a quebra e ver o rival abrir 4/1.
Na sequência da primeira etapa, Shapovalov conseguiu confiança para encaixar melhor seu primeiro serviço e seguiu tentando manter devoluções altas e fundas para evitar que Fonseca tivesse muito controle de seus pontos. Com o andar o jogo, os dois tenistas jogaram com mais calma e conseguiram ir impondo seu jogo e seguiram sem serem ameaçados.
No início da segunda etapa, Fonseca abriu pressionado e precisou sair de um 0-40 salvando três breakpoints ao arriscar saque aberto e confirmou explorando backhand alto do rival, que cometeu erro. Após o momento tenso, brasileiro vibrou tentando se motivar para a virada.
O brasileiro conseguiu ir se impondo, chegou a ter 4/1, mas tomou a devolução da quebra no 7º game, ao trabalhar forçando segundo saque. Fonseca chegou ao breakpoint ao cometer dupla-falta e definiu a quebra de zero em erro com forehand. Shapovalov vibrou, mas não contou com o melhor game de devolução do brasileiro na sequência. Fonseca agrediu o bom saque do rival, aplicou duas belíssimas passadas com forehand cruzado e conquistou quebra para sacar para empatar o jogo.
No set decisivo, Fonseca abriu trabalhando com efetividade devoluções cruzadas, viu Shapovalov buscar encurtar os pontos, entrar em quadra, mas cometer erros e ser quebrado. Fonseca seguiu firme em seu game de saque e forçou o rival a salvar três breakpoints no 3º game.
Fonseca seguiu confiante, enquanto Shapovalov cometeu mais erros. O canadense voltou a ser quebrado no 5º game, onde chegou a discutir com o árbitro após a marcação de uma dupla-falta que segundo ele, ocorreu porque o brasileiro pediu que ele esperasse para sacar. O árbitro da partida, o francês Damien Dumusois contra-argumentou que a parada era em azão de um boleirinho mal posicionado e que isso não atrapalhou o saque. O canadense seguiu no game e após a quebra, sem nenhuma razão evidente em questão física, desistiu da partida quando já perdia em 4/1 e Fonseca sacaria na sequência. O brasileiro pareceu não entender a desistência do rival.
Esta é a primeira semifinal em nível ATP 500 e a segunda em nível ATP da carreira do brasileiro. Ali, ele encara o espanhol Jaume Munar que viu o canadense Felix Auger Aliassime abandonar o duelo com uma lesão nas costas quando perdia em 6/3.
Munar e Fonseca nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Esta é a segunda semifinal em nível 500 da carreira do espanhol, que fez semi no torneio de Dallas em fevereiro deste ano.
A ida à semifinal garante o melhor ranking da carreira do brasileiro, que deve ao menos figurar como 40º do mundo.









