João Fonseca, jovem de 19 anos, número 42 do mundo, deu o primeiro passo do Brasil rumo à vaga de volta aos Qualifiers da Copa Davis para 2026.
Veja como foi – Entre em nosso canal do Whatsapp!
O carioca abriu o confronto em Atenas, na Grécia, com vitória sobre Stefanos Sakellaridis, 286º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/3 após 1h51min de duração em confronto realizado sobre o piso rápido.
Este foi o quinto jogo de Davis do brasileiro e sua terceira vitória. O Brasil tenta ter ampla vantagem no primeiro dia contra Thiago Wild encarando o 27º do ranking e ex-top 3, o ídolo local Stefanos Tsitsipas. Em caso de vitória do grego, o confronto vai para o domingo empatado em 1 a 1.
Fonseca vence a 19ª em partidas do alto nível do circuito mundial na temporada em 33 jogos e a 30ª na carreira em 52 partidas. Contabilizando os challengers e quali de torneios são 32 vitórias e 15 derrotas.
O jogo
Fonseca não teve vida fácil no primeiro set. Sakellaridis aguentou bem as trocas, forçou os erros do carioca e foi se mantendo até o brasileiro conquistar a quebra no final do set aproveitando o segundo set-point.
Sakellaridis caiu de produção no segundo set e João aproveitou para quebrar e abrir 3 a 0. Stefanos pediu atendimento no intervalo na perna esquerda. O grego resistiu, João teve triplo match-point no oitavo game, mas Sakellaridis jogou tudo, se salvou e deixou para o brasieliro fechar o jogo no serviço. Ele abriu 30 a 0, mas Sakellaridis virou jogando muito bem. João salvou três break-points com muita coragem e fechou o jogo em sua quinta oportunidade.
Neste domingo
A programação deste domingo mostra Rafael Matos e Marcelo Melo enfrentando Tsitsipas e Petros Tsitsipas. Na sequência, Stefanos Tsitsipas desafia João Fonseca e para fechar Sakellaridis contra Wild. Os jogos começam às 11h.