João Fonseca, atual 47º do mundo, teve seu ranking definido na noite desta sexta-feira em tabela que será divulgada na segunda-feira pela ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.
O carioca será o número 49 do mundo caindo duas posições para a próxima listagem com 1110 pontos somados. O jovem de 18 anos e 11 meses perderá posições para o argentino Camilo Ugo Carabelli e também para o francês Corentin Moutet que está na semifinal do ATP 500 de Washington após triunfo sobre o russo Daniil Medvedev. O bósnio Damir Dzumhur, que tinha chances de passar o brasileiro, foi eliminado nesta sexta na semifinal do torneio 250 de Umag, na Croácia.
Busca para evitar sair do top 50
Esta será a terceira semana de Fonseca entre os 50 melhores, tenista recordista como mais jovem brasileiro no grupo desde que a tabela foi criada em 1973. Mas para se manter ele vai precisar vencer jogos no Masters 1000 de Toronto, no Canadá, onde estreia contra um qualifier a ser definido no domingo.
Fonseca terá 75 pontos do título do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos. Para não perder pontos teria que vencer três jogos e ir até as oitavas de final onde marcaria 100. Se parar numna eventual terceira rodada somaria 50 (perderia 25). Caso caía na estreia só fará 10 e caso perca na segunda fase (diante de Matteo Arnaldi) somaria 30 (perderia ao todo 45).