O jovem brasileiro João Fonseca teve seu próximo ranking da ATP definido após os resultados deste sábado no Masters 1000 de Toronto, no Canadá.
Número 49 do mundo na última atualização, Fonseca terá 65 pontos descartados e irá cair para o 52º lugar na tabela, com um total de 1045 pontos computados nos últimos 12 meses. Embora tenha uma queda de três posições, João ficará a 40 pontos de retornar ao Top 50 mundial. Sua melhor marca é a de 47º até o momento.
A definição veio após a vitória do americano Alex Michelsen sobre seu compatriota Learner Tien, neste sábado, no Masters 1000 de Toronto, torneio onde Fonseca caiu na estreia para Tristan Schoolkate. Caso Tien fosse o vencedor do duelo deste sábado, iria ultrapassar João na tabela.
Com o calendário diferente nos Masters de Toronto e Cincinnati, o ranking da próxima semana pode ficar um pouco confuso. Toronto termina na quinta-feira, mesmo dia em que se inicia o torneio de Cincinnati. Pode-se concluir que a ATP fará a atualização do ranking logo a seguir da final do torneio canadense, algo fora do comum para uma quinta-feira – as finais dos torneios são sempre aos domingos, com a atualização do ranking sendo realizada no máximo até a segunda-feira.
Dos tenistas próximos a Fonseca no ranking, somente o britânico Jacob Fearnley estará em ação antes do início do torneio de Cincinnati. Ele joga o Challenger de Chicago (EUA), mas os pontos referente a esta competição só devem ser contabilizados na atualização seguinte.