João Fonseca, número 49 do mundo, foi eliminado, nesta segunda-feira, logo em sua estreia no Masters 1000 de Toronto, no Canadá, torneio sobre o piso duro com premiação de US$ 9,1 milhões.
O carioca de 18 anos e 11 meses caiu diante do qualifier australiano Tristan Schoolkate, 103º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 após 1h32min de duração na quadra central vazia de um dos maiores torneios do mundo.
O brasileiro não jogava desde o começo do mês na terceira rodada de Wimbledon e visando um calendário típico de top 20, como o próprio afirmou em entrevista, optou por não jogar torneios antes. Ele sentiu aparente falta de ritmo, não conseguiu criar chances na devolução diante do bom saque do rival e acabou perdendo o primeiro set nos detalhes por 7/6 (7/5) onde cometeu 13 erros não-forçados.
No segundo set, ainda sem ritmo, o brasileiro levou uma devolução no pé, foi quebrado e Schoolkate foi mantendo o potente serviço até a vitória. Fonseca até salvou o difícil nono game, mas não conseguiu produzir chances.
O australiano consegue sua primeira vitória sobre um top 50 em sua carreira e o brasileiro vai deixar o grupo na próxima lista a ser divulgada pela ATP ao término deste torneio. Ele perderá ao todo 65 pontos (75 do título em Lexington, um challenger e somará 10 da primeira rodada) e será no mínimo o 52º colocado podendo cair mais a depender de outros resultados.
Seu próximo compromisso é o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, que começa no dia 7 de agosto.