O brasileiro João Fonseca, número 45 do mundo, foi eliminado na primeira rodada do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, diante do holandês Botic Van de Zandschulp, 86º do ranking.
Fechando a programação da quadra central do torneio belga nesta terça-feira, o João foi superado por Botic com as parciais de 7/5 7/6 em 2 horas de encontro. Foram 15 aces do europeu contra 5 do brasileiro, que cometeu 3 duplas-faltas, igualmente ao adversário, que nos dois sets esteve com quebra atrás e reagiu para vencer.
Fonseca começou melhor na partida, quebrando o serviço do adversário no quinto game e sacando a seguir para abrir 4-2. Mas Botic reagiu, devolveu a quebra e empatou em 4-4. João sacou pressionado em 5-6 e conseguiu salvar cinco set-points, mas na sexta oportunidade o holandês fez uma grande devolução de segundo saque com esquerda na paralela e fechou o set.
Na segunda parcial, os tenistas confirmaram seus saques até o sétimo game, quando Fonseca quebrou o adversário. O brasileiro teve um set-point quando Van de Zandschulp, sacou em 3-5, mas o europeu se salvou. João sacou em 5-4 para fechar o set, mas Botic devolveu a quebra após erro não forçado do carioca. O set foi para o tie-break, onde o holandês abriu larga vantagem de 5-0 e administrou até fechar.
O brasileiro de 19 anos segue agora para o ATP 500 da Basileia, na Suíça, também jogado em quadras duras cobertas e que inicia na próxima segunda-feira.








