Ausente dos torneios da Ásia por opção de calendário, João Fonseca perdeu uma posição em novo ranking divulgado nesta quarta-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais após o término dos torneios de Pequim e Tóquio.
O carioca manteve os 1129 pontos e foi ultrapassado pelo americano Learner Tien, de 19 anos, um de seus principais rivais no circuito com cinco partidas, sendo três no profissional e duas no juvenil. Finalista na capital chinesa, Tien subiu 12 colocações e é o 36º deixando o brasileiro como o 43º colocado.
Como estará ausente do Masters 1000 de Xangai, na China, que começou nesta quarta-feira, João já ligou o secador contra adversários que podem deixá-lo um pouco mais abaixo na tabela.
O primeiro é o belga Zizou Bergs que já venceu na estreia do evento e com mais um triunfo passaria o brasileiro. Camilo Ugo Carabelli, Benjamin Bonzi, Miomir Kecmanovic, Daniel Altmaier, Marcos Giron, entre outros, estão na linha para passar João caso consigam entre duas ou três vitórias no torneio.
João também foi ultrapassado no ranking do ano onde caiu para o 40º posto e no ranking do NextGen Finals, para jogadores até 20 anos, onde passou a ser o terceiro colocado atrás de Tien e Jakub Mensik. O brasileiro soma 1085 contra 1180 de Tien e 2140 de Mensik. Fonseca já avisou que não deve jogar a competição na Arábia Saudita onde é o atual campeão.
O próximo torneio do brasileiro é o ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, a partir do dia 13.
Demais brasileiros
Thiago Wild subiu duas posições e é o 162º, Felipe Meligeni é o 167º, Thiago Monteiro ganhou três e é o 174º. João Lucas Reis subiu dois e é o 220º. Matheus Pucinelli subiu oito e é o 277º.









