Pelo menos até esta sexta-feira, três dias após a divulgação do novo ranking, a Associação dos Tenistas Profissionais não computou as vitórias dos tenistas que participaram da Laver Cup no último final de semana em São Francisco, na Califórnia.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
João Fonseca, 42º, havia batido o italiano Flávio Cobolli, 25º, no que seria uma das maiores vitórias da carreira em termos de ranking atrás apenas dos triunfos sobre Andrey Rublev (9º) no Australian Open, Alejandro Fokina (18º) em Cincinnati, e Ugo Humbert (20º) em Miami, todos nesta temporada.
Carlos Alcaraz, que teve suas partidas computadas em 2024 na Laver Cup, também não teve a derrota para Taylor Fritz e nem o triunfo sobre Francisco Cerundolo computado assim como Taylor Fritz que conseguiu seu primeiro triunfo sobre o líder do ranking na carreira.
A ATP tem parceria com a Laver Cup e vinha computando tais triunfos até a última temporada.
Com isso, até o momento, Fonseca mantém 20 vitórias e 14 derrotas no ano em ATPs e 31 triunfos e 22 derrotas. A Copa Davis entra nesta contagem e o último torneio somando do brasileiro é a disputa em Atenas e as vitórias sobre Stefanos Tsitsipas, 27º, e Stefanos Sakellaridis. Ele ainda soma mais 11 jogos de challengers em 2025 com dez vitórias e títulos em Camberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos, e a queda na estreia em Estoril, em Portugal.
O próximo torneio do brasileiro é o Masters 1000 de Xangai, na China, que começa no dia 1º de outubro.