Mesmo sem jogar nesta semana, o jovem brasileiro João Fonseca, 48º do mundo na última atualização, garantiu o melhor ranking de sua carreira.
Fonseca ainda terá sua posição definida, mas é fato que será a melhor de sua carreira. Por enquanto, ele garante a 47ª posição e pode chegar ao 46º lugar caso o italiano Luciano Darderi não seja campeão do ATP de Bastad – ele joga hoje a semifinal do torneio contra Francisco Cerundolo. João tem 1116 pontos somados na tabela.
A confirmação veio após a derrota do argentino Camilo Ugo Carabelli diante do holandês Jasper De Jong por 6/3 7/6 (3) em 1h52min na semifinal do ATP de Bastad. Com o revés, o sul-americano fica com 1058 pontos, na 50ª posição.
João passa as marcas de Patrícia Medrado e Cássio Motta, que atingiram o 48º lugar como melhores rankings de suas carreiras, em 1982 e 1986 respectivamente. O carioca agora se aproxima de Flavio Saretta, que alcançou a 44ª posição na temporada de 2003 como melhor marca.
Calendário
Fonseca se prepara para as disputas do Masters de Toronto (CAN) que inicia no dia 27 de juho e Cincinnati (EUA), logo a seguir, antes de disputar o US Open, quarto Grand Slam do ano, disputado em quadras duras.