João Fonseca, jovem de 19 anos, foi eliminado, na tarde desta quarta-feira, na segunda rodada do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, em Nova York.
O carioca não aproveitou suas poucas chances de quebra e caiu diante do tcheco Tomas Machac, 21º cabeça de chave, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/2 6/3 após 1h58min de duração na quadra GrandStand, a terceira principal de Flushing Meadows.
O brasileiro teve ao todo quatro chances de quebra com um set-point na primeira etapa mais duas no segundo set e uma no terceiro. Enquanto isso o oponente venceu um tie-break onde foi dominante, aproveitou suas chances no segundo e no meio do terceiro set. Fonseca não conseguiu lidar bem com a tática do rival de pressioná-lo e ir para rede quando podia.
Esta foi a primeira vez que João disputou a chave principal do torneio onde foi campeão juvenil em 2023 e parou na final do qualificatório profissional ano passado. Ele vinha de vitória contra o sérvio Miomir Kecmanovic, 42º, na primeira rodada em três sets.
Pela campanha o carioca somará 50 pontos, defende 16 e no momento vai subindo ao 41º lugar no ranking, ainda torcendo contra jogadores como Jaume Munar, Zizou Bergs, Benjamin Bonzi entre outros para subir na tabela e estebelecer sua maior marca que no momento é o 44º posto da semana passada.
Machac, por sua vez, encara o tcheco Jakub Mensik, 16º favorito e de 19 anos, ou o qualifier francês Ugo Blanchet na terceira fase.
Fonseca encerra o primeiro ano de Grand Slams com segunda rodada na Austrália e nos Estados Unidos e terceira em Roland Garros e Wimbledon.
O jogo
O primeiro set foi marcado por games de saques com muita consistência dos dois tenistas que foram confirmando sem dificuldade. O primeiro breakpoint do jogo foi do brasileiro após belo backhand na paralela no 10º game, o ponto também definiria o set, mas foi salvo por um sólido primeiro serviço do tcheco que levou a parcial para o tiebreak e mantendo sua tática de subir à rede após afastar bem Fonseca da linha de base definiu mini-quebra crucial para levar a parcial.
Na segunda etapa, Machac seguiu tentando pressionar já na devolução e após o brasileiro alongar trocas de bolas no segundo game, forçou devoluções fundas, chegou à quebra em suas primeiras chances na partida e abriu 3/0 no placar. Fonseca ainda chegou a te chances de devolver aa quebra no 3º game, mas viu o adversário sacar muito para salvar breakpoints e seguir no mesmo nível dominando games até chegar a nova quebra no 8º game em erro não-forçado do carioca, ampliando a vantagem.
No terceiro set, Fonseca entrou buscando iniciar virada heroica, teve o primeiro breakpoint da parcial no 3º game, viu Machac salvar com belo saque aberto e seguiu. Fonseca teve que mostrar-se sólido na linha de base para salvar breakpoint no game seguinte, mas não superou a pessão no 6º game e foi quebrado e não conseguiu devolver.
Foram 30 winners e 24 erros de Machac e 21 bolas vencedoras e 31 erros do brasileiro.