João Fonseca, número 43 do mundo, foi designado como o sétimo pré-classificado em sorteio da chave principal do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, no piso duro e coberto, que começa na segunda-feira. A competição distribui 706 mil euros em premiação.
O carioca que pela primeira vez é favorito em um torneio desse nível do circuito mundial estreia contra o holandês Botic Van de Zandschulp,84º colocado. João já o derrotou na Copa Davis ano passado em Bolonha, na Itália, em condições semelhantes, piso duro e coberto, em dois sets. Van de Zandschulp tem vitória sobre Carlos Alcaraz em 2024 no US Open.
Se avançar, o brasileiro tem nas oitavas o vencedor de um qualifier ou o espanhol Pedro Martinez, 73º. Nas quartas a dureza do saque do ex-top 10 e atual 12º colocado, o canadense Felix Aliassime, que é um grande jogador em condições cobertas e quadra rápida. Aliassime ganhou bye na primeira rodada e estreia nas oitavas contra o jovem italiano Federico Cina ou o bósnio Damir Dzumhur.
Em eventual semifinal, Fonseca poderia enfrentar o embalado belga Zizou Bergs, que fez quartas em Shanghai, na China, ou o espanhol Alejandro Fokina, cabeça de chave 4.
O principal favorito é o italiano Lorenzo Musetti, top 10 do mundo, que espera por um qualifier ou o italiano Matteo Arnaldi. Ele pode pegar o saque bomba de Giovanni Perricard nas quartas e na semifinal o tcheco Jiri Lehecka.