Atual campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, João Fonseca, 33º do mundo, foi superado, na noite desta quarta-feira, na estreia na competição que abre a gira sul-americana sobre o saibro com premiação de US$ 675 mil.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
O carioca de 19 anos caiu diante do chileno Alejandro Tabilo, 71º do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 6/3 3/6 7/5 após 2h25min de duração na quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club. Os dois tenistas tiveram estatísticas parecidas, ambos converteram cinco aces na partida, Fonseca venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro seviço contra 77% do chileno.
O brasileiro, que brilhou no torneio sendo campeão derrotando quatro argentinos e repetindo o feito de Gustavo Kuerten, disputou apenas seu segundo jogo no ano que começou conturbado por conta da lesão na região lombar.
Tabilo emplaca a segunda vitória em dois jogos sobre o brasileiro repetindo o feito de 2024 em Bucareste, na Romênia, quando o brasileiro dava seus primeiros passos no circuito ATP. O chileno encara o argentino Tomas Etcheverry nas quartas de final.
Pela campanha, João não somará pontos, perderá 250 e cairá no mínimo para o 37º lugar do ranking onde terá 1190 pontos. Seu próximo compromisso será o Rio Open a partir da próxima semana.
O jogo
Ainda sem ritmo, Fonseca foi presa fácil nos primeiros games e viu o agressivo Tabilo desferir winners para abrir 3 a 0. João devolveu a quebra e sacou com 3/4, mas Tabilo rompeu de novo e de zero fechou a parcial.
João melhorou no saque no segundo e após muita luta e potência quebrou para abrir 4 a 2. O brasileiro teve games difíceis a seguir, mas fechou o set e empatou o jogo.
O terceiro set o nível foi alto e bem disputado. No quarto game João salvou um 15/40 e depois mais dois breaks, teve vantagem para empatar a parcial, mas cometeu erros na direita e permitiu a quebra. Fonseca foi buscar a quebra logo após, empatou em 3 a 3 e o jogo ficou dramático, game a game até o 12º game da parcial, em que Tabilo manteve-se trabalhando com devoluções cruzadas e forçou o brasileiro a salvar dois match-points, e confirmou no terceiro a quebra e a vitória.








