João Fonseca foi oficializado, nesta segunda-feira, como o novo top 50 do ranking mundial divulgado pela ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais, fazendo história para o tênis brasileiro.
O tenista carioca se torna o mais jovem brasileiro a entrar no seleto grupo com apenas 18 anos e 11 meses. Ele saltou seis posições com os 100 pontos conquistados pela terceira rodada de Wimbledon e agora passou a ter 1166 pontos.
Fonseca igualou as marcas de Patrícia Medrado e Cássio Motta que atingiram o 48º lugaqr como melhores rankings em 1982 e 1986 respectivamente em simples estando agora entre os 14 melhores tenistas na história do país em termos de ranking. Flávio Saretta (44º) é o próximo alvo do brasileiro. Entre os homens, João já é o 10º empatado com Motta.
Nova subida no ranking ?
Mesmo sem atuar nesta semana com torneios em Los Cabos, no México, e no saibro de Bastad, na Suécia, e Gstaad, na Suíça, João pode ter uma nova subida. Ele no momento é o 46º no live rankings com quedas do americano Marcos Giron e do espanhol Pedro Martinez. Mas há vários tenistas na disputa de torneios que podem evitar essa nova ascensão do brasileiro como os argentinos Camilo Ugo Carabelli, Tomas Etcheverry, o alemão Daniel Altmaier ou o italiano Luciano Darderi. Estes jogadores porém necessitarão chegar às finais dos torneios ATP 250 esta semana.
Demais brasileiros
Se tivemos a boa notícia com Fonseca, os demais não foram tão bem. Thiago Wild caiu quatro degraus mesmo com a final do challenger de Modena, na Itália. Ele é o 133º. Thiago Monteiro deixou o top 150, perdendo dez postos e é o 152º. Felipe Meligeni caiu quatro degraus e é o 149º, passando a ser o terceiro melhor do país.
Abaixo quem subiu foi João Reis que ganhou 12 posições e é o 238º. Karue Sell subiu 13 e é o 276º. Daniel Dutra Silva subiu 25 e é o 337º. Matheus Pucinelli ganhou oito e é o 279º