A ATP – Associação dos Tenistas Profissionais, atualizou o seu ranking oficial, confirmando a subida de João Fonseca, que alcança o seu melhor ranking.
Fonseca aparece na 47ª colocação, uma acima da atualização anterior, onde havia entrado no Top 50 mundial pela primeira vez na carreira.
O jovem de 18 anos soma 1116 pontos na classificação. Ele não jogou nesta semana, mas contou com os descontos de outros concorrentes para subir mais um posto na tabela. Vale lembrar que o ranking é fator determinante no calendário e posicionamento do tenista nas chaves dos torneios, uma vez que os cabeças de chave são definidos através do mesmo.
A escalada de João só não foi maior porque o italiano Luciano Darderi derrotou o holandês Jesper De Jong, conquistando o título do ATP 250 de Bastad e ultrapassando Fonseca, chegando a 1189 pontos. O carioca já mencionou que um de seus objetivos é ser cabeça de chave nos Grand Slams. Para isso, ele teria que estar entre os 32 melhores, posição ocupada atualmente por Brandon Nakashima, com 1650 pontos.
Os próximos compromissos de João Fonseca são nos Masters 1000 de Toronto, a partir de 27 de julho, e de Cincinnati, na semana seguinte, antes de disputar o US Open, quarto Grand Slam da temporada.