Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o carioca João Fonseca completa 19 anos e comemorará formando dupla com o ex-tenista argentino Juan Martin del Potro na disputa de um torneio exibição de lendas que conta ainda com nomes como Coco Gauff, Venus Williams, Andy Roddick e John McEnroe.
Nesta semana, na última segunda-feira (18/08), Fonseca confirmou seu melhor ranking da carreira o posto de 44º do mundo, e isso faz com que ele supere o eterno número 1 do Brasil, Gustavo Kuerten, o Guga, que quando tinha 19 anos era o 270º do mundo.
Mas Guga não é a única lenda do tênis superada por Fonseca quando se considera o ranking alcançado pelo tenista logo após completar 19 anos. Dono do maior títulos de Grand Slam no tênis masculino com 24, o sérvio Novak Djokovic era 63º do mundo aos 19, enquanto o escocês ex-número 1 e dono de três slam, Andy Murray, era 46º do mundo na mesma idade.
Seu parceiro no torneio exibição em Nova York, Juan Martin Del Potro, campeão do US Open 2009, era o 51º do mundo aos 19 anos de idade.
Em termos estatísticos, Fonseca está atrás de grandes nomes da atualidade do esporte. Atual número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner era o 15º do mundo aos 19, enquanto o espanhol Carlos Alcaraz era o nono.
Grandes lendas do esporte possuíam ranking superior ao do carioca aos 19 anos, é o caso do suíço Roger Federer, dono de 20 Slams, e era 40º do mundo aos 19 anos. Já o alemão Boris Becker já era bicampeão em Wimbledon aos 19 e na ocasião era vice-líder da ATP.
O espanhol Rafael Nadal, dono de 22 Slams, era 5º do mundo aos 19 anos, mesmo ranking que os suecos Bjorn Borg, dono de 11 Grand Slams; e Mats Wilander, dono de 7 Grand Slams, tinham na mesma idade. Tal como o americano Andre Agassi, dono de 8 Slams e também quinto do mundo aos 19 anos.
Outros ex-números 1 do mundo também estavam à frente do posto 44º do ranking da ATP logo após completar 19 anos, é o caso dos americanos Pete Sampras, então 12º; John McEnroe, 16º; Andy Roddick, 18º; Jim Courier, 34º; do tcheco Ivan Lendl, então 53º aos 19 anos; do australiano Lleyton Hewitt era 13º; do sueco Stefan Edberg era 19º; do chileno Marcelo Ríos era 25º; e do russo Marat Safin era 40º.









