João Fonseca em Miami (Crédito: Miami Open)
João Fonseca em Miami (Crédito: Miami Open)

João Fonseca completa 19 anos e supera marca de Guga e grandes nomes do tênis

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o carioca João Fonseca completa 19 anos e comemorará formando dupla com o ex-tenista argentino Juan Martin del Potro na disputa de um torneio exibição de lendas que conta ainda com nomes como Coco Gauff, Williams, Andy Roddick e John McEnroe.

Nesta semana, na última segunda-feira (18/08), Fonseca confirmou seu ranking da carreira o posto de 44º do mundo, e isso faz com que ele supere o eterno número 1 do Brasil, Gustavo Kuerten, o Guga, que quando tinha 19 anos era o 270º do mundo.

Mas Guga não é a única lenda do superada por Fonseca quando se considera o ranking alcançado pelo tenista logo após completar 19 anos. Dono do maior títulos de Grand Slam no tênis com 24, o sérvio Novak era 63º do mundo aos 19, enquanto o escocês ex-número 1 e dono de três slam, Andy Murray, era 46º do mundo na mesma idade.

Seu parceiro no torneio exibição em Nova York, Juan Martin Del Potro, campeão do 2009, era o 51º do mundo aos 19 anos de idade.

Em termos estatísticos, Fonseca está atrás de grandes nomes da atualidade do esporte. Atual número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner era o 15º do mundo aos 19, enquanto o espanhol Carlos Alcaraz era o nono.

Grandes lendas do esporte possuíam ranking superior ao do carioca aos 19 anos, é o caso do suíço Roger Federer, dono de 20 Slams, e era 40º do mundo aos 19 anos. Já o alemão Boris Becker já era bicampeão em Wimbledon aos 19 e na ocasião era vice-líder da .

O espanhol Rafael , dono de 22 Slams, era 5º do mundo aos 19 anos, mesmo ranking que os suecos Bjorn , dono de 11 Grand Slams; e Mats Wilander, dono de 7 Grand Slams, tinham na mesma idade. Tal como o americano , dono de 8 Slams e também quinto do mundo aos 19 anos.

Outros ex-números 1 do mundo também estavam à frente do posto 44º do ranking da ATP logo após completar 19 anos, é o caso dos americanos Pete Sampras, então 12º; John McEnroe, 16º; Andy Roddick, 18º; Jim Courier, 34º; do tcheco Ivan Lendl, então 53º aos 19 anos; do australiano Lleyton Hewitt era 13º; do sueco Stefan Edberg era 19º; do chileno Marcelo Ríos era 25º; e do russo Marat Safin era 40º.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?