Em eleição feita pela ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais, a vitória de João Fonseca contra Andrey Rublev, nono colocado na ocasião, ficou em segundo lugar como maior zebra dos Grand Slams na temporada de 2025.
Vindo do quali, o brasileiro derrotou o rival em plena quadra Margaret Court Arena, por 3 sets a 0 com 7/6 (7/1) 6/3 7/6 (7/5). O jogo projetou a carreira do brasileiro: “Tentei não me pressionar, jogando contra um cara do Top 10 em um estádio enorme”, disse Fonseca, que contou com o apoio de muitos torcedores brasileiros em Melbourne. “Tentei pedir o apoio da torcida. Simplesmente curti jogar. Uma coisa que me define é que jogo melhor nos pontos decisivos, arrisco mais nos golpes. Essa foi a diferença hoje.”
O brasileiro acabou sendo superado na segunda rodada pelo italiano Lorenzo Sonego em cinco sets.
A maior zebra do ano nos Slams, segundo a ATP, ficou por conta de Learner Tien derrotando Daniil Medvedev também no Australian Open por 6/3 7/6 (4) 6/7 (8) 1/6 7/6 (10/7).
Competindo como o número 121 do mundo, Tien parecia destinado a um capítulo de decepção em vez de uma vitória, após não conseguir converter um match point no terceiro set. A tensão aumentou ainda mais durante a noite quando Medvedev sacou para fechar o jogo em 6-5 no quinto set, mas Tien se recusou a ceder, mostrando uma mistura de coragem e clareza — e até mesmo traços da própria astúcia tática de Medvedev — para se recuperar e conquistar a maior vitória de sua carreira às 2h54 da manhã, horário local.
“Eu definitivamente esperava que não fosse para o tie-break no quinto set, mas estou feliz por ter conseguido a vitória”, disse Tien. “Sei que compliquei as coisas mais do que talvez pudesse ter sido… Perder o terceiro set foi difícil depois de jogar por tanto tempo e ter um match point.”
O terceiro lugar ficou com a vitória de Arthur Rinderknech sobre Alexander Zverev em Wimbledon, o triunfo de Raphael Collignon sobre Casper Ruud no US Open ficou em quarto lugar e em quinto lugar a vitória do italiano Matteo Gigante sobre Stefanos Tsitsipas em Roland Garros.









