A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) anunciou nesta quarta-feira um programa de suporte financeiro para tenistas que estiverem suspensos por investigações tanto do programa anticorrupção do tênis quanto do antidoping.
O programa da Agência, que é um órgão independente das associações profissionais (ATP e WTA) e da federação internacional (ITF), está em fase de testes e, de acordo com o comunicado emitido, começa a valer imediatamente.
O programa prevê assistência financeira para testar produtos, aconselhamento confidencial de terceiros e suporte jurídico gratuito a todos os investigados.
O comunicado esclarece que os tenistas acionados pelo sistema antidoping receberão do programa “oferecerá “assistência financeira para testar produtos em um laboratório credenciado pela WADA (Agência Mundial Antidoping) ou para auxiliar na identificação de fontes de potencial contaminação por carne”.
Cabe ressaltar que anualmente tenistas acabam sendo testados com resultados positivos para substâncias encontradas em fontes de carne animal, em especial a bovina. A substância que mais aparece é a bodenona, conhecida popularmente como “hormônio de cavalo” utilizada irregulamente, pelas regras do esporte, e popularmente, apesar da contraindicação médica, para o ganho de massa muscular. A bodenona é encontrada na carne de criação de alguns países, em especial na Colômbia, e pode ser encontrada no organismo de quem consome carnes oriundas do país.
O comunicado da ITIA destaca ainda que os tenistas investigados em qualquer um dos programas podem contar com apoio psicológico apresentado pela parceria com a Sporting Chance – organização de saúde mental criada para apoiar atletas profissionais.
A parceria com a Sport Resolutions, empresa que presta serviço independente de resolução de disputas para o esporte global, ampliou o apoio jurídico gratuito e pró-bono de tenistas que testarem positivo no antidoping pela primeira vez.
A ITIA informa ainda que no final da temporada 2026, o programa iniciado hoje passará por uma revisão para análise de melhorias, manutenção ou suspensão do mesmo.