Por meio de comunicado enviado para a imprensa nesta segunda-feira, a ITF – Federação Internacional de Tênis revelou uma série de medidas em prol dos tenistas do circuito mundial.
Chamado de “Programa de Cuidados ao Jogador”, a iniciativa foi pensada para questões de dentro e fora das quadras, visando apoiar a saúde mental e física dos jogadores, fornecendo recursos e aconselhamento especializado para os atletas.
O programa estará disponível para todos os jogadores dos circuitos profissionais de tênis da ITF, incluindo o World
Tennis Tour, o Wheelchair Tennis Tour e o Beach Tennis Tour.
Recursos do Programa
– Uma série de recursos práticos sob a estrutura intitulada “O bem-estar importa”, abordando tópicos como regulação do humor, otimização do sono, gerenciamento de relacionamentos e fadiga de viagem.
– Materiais em vídeo educativos abordando questões financeiras básicas, como orçamento, poupança e tributação esportiva.
– Aconselhamento especializado sobre como navegar no mundo digital e lidar com o abuso na internet.
– Consultas virtuais confidenciais com profissionais de bem-estar.
– Um curso virtual (desenvolvido em colaboração com a International SOS) que promove a segurança dos jogadores durante suas viagens.
– Um curso virtual oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional que oferece orientação sobre a vida após o tênis, desenvolvimento de habilidades e preparação para a carreira.
“Reconhecemos que os jogadores são mais do que meros competidores, e este novo programa se baseia no princípio de que o desempenho ideal de um tenista internacional só pode ser alcançado por meio da combinação de saúde física e bem-estar mental. Como guardiões globais do tênis, estamos comprometidos em garantir que o esporte e seus jogadores prosperem em todo o mundo. Temos orgulho de oferecer um pacote tão abrangente de materiais de apoio gratuitos a dezenas de milhares de jogadores em todo o mundo, desde aqueles que competem em alto nível internacional até aqueles que planejam suas carreiras além das competições”, disse David Haggerty, presidente da ITF.









