Aos 23 anos, a tenista indonésia Janice Tjen, 147ª da WTA, tornou-se a primeira mulher de seu país em 21 anos a disputar a chave principal do US Open.
Com histórico vencedor na liga universitária, Tjen venceu na final do quali em Nova York a jovem japonesa Aoi Ito, 82ª, que na semana passada foi a surpresa da chave do WTA 1000 de Cincinnati. Em quadra, Tjen precisou de apenas 49 minutos para fechar o placar em 6/1 6/2.
Vice-campeã nas duplas da liga universitária norte-americana (NCAA), Tjen chegou ao US Open com dois vices-campeonatos no ITF 100 de Landisville, na Pensilvânia, e ITF 75 de Lexington, no Kentyuck; e está em uma crescente no circuito profissional.
Desde janeiro, foram cinco títulos em nível ITF conquistados: Goyang e Andong (Coreia do Sul), Maanshan, Luzhou e Taizhou (China) e Taipei (Taiwan). No ano, a tenista soma 58 vitórias, contando as três no quali do US Open, e 10 derrotas.
Janice Tjen tinha apenas 2 anos de idade quando Angelique Widjaja disputou a chave principal do US Open, naquela ocasião caiu na estreia para a israelense Tzibora Obziler. Widjaja foi a última tenista da Indonésia a jogar a chave principal de simples do US Open.









