Capitão da Austrália da Copa Davis, Lleyton Hewitt foi suspenso por duas semanas pela ITIA, a Agência Internacional de Integridade do Tênis, por empurrar um acompanhante idoso de 60 anos de um voluntário do sistema anti-doping.
A situação ocorreu em novembro do ano passado em Málaga, na Espanha, durante as finais da Copa Davis após a derrota para a Itália na semifinal.
A conduta do capitão de 44 anos foi considerada ofensiva.
Hewitt negou a acusação – apresentada pela ITIA após análise de provas em vídeo, depoimentos de testemunhas e entrevistas – alegando legítima defesa. O caso foi encaminhado a um tribunal independente, convocado pela Sport Resolutions e presidido por Michael Heron KC.
Atendendo aos pedidos de prorrogação de prazo de Hewitt, sua agenda de viagens, seu desejo de interrogar testemunhas e seu desejo de comparecer pessoalmente ao tribunal, uma audiência foi convocada para os dias 21 e 22 de julho de 2025 em Sydney, com duas sessões online adicionais, em 2 de junho de 2025 e 15 de julho de 2025, para atender às testemunhas.
Em 4 de agosto de 2025, o presidente do tribunal independente, Sr. Heron, decidiu que a acusação de conduta ofensiva foi mantida, afirmando que as ações de Hewitt “não atenderam aos requisitos de legítima defesa” e que seu comportamento “não foi razoável e proporcional”.
Após as alegações de ambas as partes sobre a sanção apropriada, o Sr. Heron KC emitiu uma suspensão de duas semanas para Hewitt. A critério do presidente, a sanção foi suspensa para vigorar de 24 de setembro de 2025 a 7 de outubro de 2025, a fim de não ser “indevidamente punitiva” para Hewitt, impactando sua programação da Copa Davis, e para dar a oportunidade de interposição de recurso antes da sanção entrar em vigor. Até o momento, nenhum recurso foi interposto.
Durante a suspensão, Hewitt não poderá participar de todas as atividades relacionadas ao tênis, incluindo treinamento, mentoria, atuação, capitania e outras funções associadas.
Karen Moorhouse, CEO da ITIA, comentou: “A equipe antidoping desempenha um papel fundamental nos bastidores para manter a integridade do tênis e deve poder exercer suas funções sem medo de contato físico. Neste caso, essa linha foi claramente ultrapassada e não tivemos outra opção a não ser agir.”
A ITIA é um órgão independente criado por seus membros do tênis para promover, incentivar, aprimorar e salvaguardar a integridade de seus eventos profissionais de tênis.
Como a suspensão se iniciará só no final do mês, ele poderá comandar o país contra a Bélgica neste final de semana na Copa Davis.










