O primeiro adversário de João Fonseca na disputa do Masters de Roma, será o jovem talento sérvio Hamad Medjedovic, de 22 anos, que atualmente ocupa o posto de 67º do mundo e construiu seu caminho no tênis totalmente apadrinhado por Novak Djokovic.
A história de Medjedovic no tênis começa relativamente tarde, aos 9 anos, quando ele começa a treinar em sua cidade natal, Nozi Pazar. Naquela mesma época, o menino chamou a atenção do então capitão do país na Copa Davis, Bogdan Obradovic, que o apresentou a Novak Djokovic.
“Foi no meu aniversário de 10 anos. Aquela é uma das memórias mais felizes da minha infância, foi algo muito grande pra mim, pena que ele não se lembra”, disse Medjedovic em entrevista à ATP. Ao seu lado, Djokovic reconheceu lembrar-se de falarem dele, mas não do primeiro encontro.
“Eu o conheci por causa do treinador dele na época (Obradovic), que era capitão sérvio e tinha sido meu treinador. Lembro de ele me falar muito de Hamad, me mostrar vídeos e também lembro do (Janko) Tipsarevic ficar me dizendo o quanto ele era bom”, declarou Djokovic.
Sob o olhar dos grandes nomes do tênis sérvio, mas em um país com pouca estrutura de formação, Hamad foi construindo sua trajetória no país com pouca estrutura para o esporte até alcançar a idade do circuito juvenil. Aos 16 anos, Medjedovic passa a treinar na Novak Tennis Center, academia de tênis de Djokovic, instalada em Belgrado, capital do país, e passa a ser apoiado financeiramente pelo maio vencedor de torneios do GRand Slam com 24 títulos em simples.
O pai de Hamad Medjedovic, Eldin, contou em 2022 o quanto Djokovic estava apoiando o filho: “Novak busca apoiar Hamad em tudo. De todas as formas possíveis: financeira, mental e socialmente. Lembro-me da minha segunda conversa com Novak. Naquela ocasião, falamos especificamente sobre os passos na carreira de Hamad. E aqui, vou ser sincero, durante aquela conversa eu me belisquei para ter certeza de que tudo aquilo estava mesmo acontecendo. Ele me dava ideias sobre o que fazer com Hamad, e eu me lembro de ter dito: ‘Nole, me desculpe, mas tudo isso custa dinheiro!' Ele continuou, sugeriu um treinador, falou sobre como faríamos, o que faríamos e acrescentou: ‘Depende do Hamad treinar, eu cuido do resto!' Eu disse a ele novamente: ‘Nole, isso custa dinheiro!'”, em declarações destacadas pelo Tennis World.
Segundo a família Medjedovic, desde que decidiu apoiar Hamad, Djokovic custeou viagens a torneios, treinamentos, alimentação e até chegou a pagar por seus treinadores. Em um momento de completa falha financeira da família, Djokovic custeou a permanência de Hamad Medjedovic em Belgrado e teria dito ao pai do jogador que não queria devolução de nada: “Amanhã, quando Hamad tiver sucesso, você também vai levar alguém que você vai ajudar”.
O apoio de Djokovic rendeu frutos e em 2023 o jovem tenista sagrou-se campeão do ATP NextGen Finals em Jeddah com vitória na final diante do francês Arthur Fils. “Com o título eu ganhei muita confiança, após aquilo muita coisa mudou, as pessoas me reconhecem mais em meu próprio país e no circuito”, disse ele à ATP em 2024.
Medjedovic teve sua ascensão do circuito interrompida em dois momentos da temporada 2025. Em fevereiro, o tenista sofreu uma ruptura muscular no posterior da coxa esquerda duante uma partida contra o canadense Felix Auger Aliassime em Doha (Qatar) e pouco após seu retorno sofreu uma lesão no joelho na estreia em Wimbledon e perdeu mais um mês e meio de competições.
Mesmo com apoio dos principais nomes do tênis de seu país, tendo, inclusive, sido treinado pelo ex-top 12 Viktor Toicki, Medjedovic ainda não conseguiu ultrapassar a barreira dos 50 melhores do mundo e seu melhor ranking foi o posto de 57º alcançado em agosto de 2025 em seu retorno após a lesão em Wimbledon.








