Grande
Grande

Guga apoia pausa de Bia Haddad: ‘Se tivesse feito isso, teria jogado mais tempo’

Compartilhe:

Em entrevista ao Estadão, o ex-número 1 do mundo Gustavo , o , explica que apoia a decisão de Bia em fazer uma pausa no calendário para cuidar do seu bem-estar.

Hoje com 49 anos, Guga abordou o tema de maneira sincera, e disse que poderia ter feito o mesmo na época em que atuava profissional. O encerrou sua antes do esperado após cirurgias e uma longa luta contra problemas no quadril.

“Fiquei sabendo sobre este assunto. De imediato já vem na minha cabeça: ‘cara, se eu tivesse parado mais cedo pelo menos em um ou dois anos, eu teria jogado 20 anos a mais’ Eu vejo que é uma decisão muito assertiva. Quando a gente fala, hoje em dia a palavra é focada no estresse mental, mas tudo é mental, tudo é físico”, iniciou o tri-campeão de , em 1997, 2000 e 2001.

“Na nossa época, não era nem permitido falar do assunto. Por isso ninguém trazia o tema, mas todo mundo colapsava da sua forma. Tinha gente que ficava seis meses sem ganhar uma partida e tinha que seguir. Hoje em dia, eu acho que é mais generoso com o atleta”, seguiu Kuerten.

O ex-líder da ATP conta que chegou a jogar em seu limite, e que hoje tomaria outra decisão.

“Já não tinha mais condições de competir. Só que eu estou no Finals, oito . Eu vou de arrasto”, disse se referindo ao ATP Finals de 2001. “O natural seria, se eu entendo e tenho o conhecimento de hoje, algumas experiências, parar seis meses pelo menos, ou até um pouco mais. Ninguém vai morrer deixando de jogar Roland Garros, mas a sensação era aquela.”

Guga também deixou uma reflexão: “Enxergar que a vai além do esporte me ajudou muito. Balanceava de forma generosa as minhas iniciativas, ações e empenhos. Mas a gente se entrega para tudo porque é um desafio imenso… Com o tempo, descobriu-se que quem não quer se atrever tanto, é de direito. Antes, o atleta tinha que ser o super herói, sempre pronto. Não é assim, nunca foi e nunca será.”

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?