Em entrevista ao UTS realizado este mês em Londres e publicado nos últimos dias, David Goffin, ex-top 10, fez uma comparação do tênis hoje em dia e de anos atrás da grande época dos Big 3 que já teve Roger Federer e Rafael Nadal aposentados e Novak Djokovic vivendo seus últimos momentos.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
“É difícil comparar, mas enfrentei as duas gerações… e diria que agora, fisicamente, a maioria dos jogadores está muito mais forte e muito mais bem preparada do que antes. Hoje em dia, os preparadores físicos e a preparação em geral são melhores. Dá para ver como eles escorregam nas quadras duras, batem na bola com mais força e são mais rápidos do que antes. Diria que essa é a grande diferença entre as duas gerações”, destaca o belga.
“O tênis é mais ou menos o mesmo, ambas as gerações são incrivelmente talentosas. O tênis evoluiu porque os jogadores de hoje batem na bola com mais força e velocidade. Se você observar como Carlos e Jannik batem na bola, é incrível; eles conseguem gerar winners de qualquer lugar. Antes, o tênis era um pouco mais tático, enquanto agora os jogadores partem para o ponto desde o primeiro minuto, e isso é incrível de se ver”, afirma David enfaticamente, querendo continuar sua reflexão antes de encerrar o debate.
A evolução no tênis atual
“O tênis evoluiu porque os jogadores de hoje batem na bola com mais força e velocidade. Se você observar como Carlos e Jannik batem na bola, é incrível; eles conseguem gerar winners de qualquer lugar. Antes, o tênis era um pouco mais tático, enquanto agora os jogadores buscam o ponto desde o primeiro minuto, e isso é incrível de se ver”, afirma David enfaticamente, querendo continuar sua reflexão antes de encerrar o debate. Então, como adaptar seu tênis a esse estilo de jogo, que prioriza a potência em detrimento da tática?” “Você precisa estar fisicamente preparado. As superfícies e as bolas mudaram, então você precisa mudar alguns dos materiais da sua raquete para suportar essa pressão. Se você observar as raquetes que Roger usava quando era mais jovem e as que Jannik e Carlos usam agora… são completamente diferentes. Os materiais mudaram. Você precisa fazer mudanças para se manter relevante e continuar aprimorando seu jogo.” Veremos se essa evolução continua para Goffin, que chegará a 2026 na esperança de permanecer sob os holofotes… antes de começar a pensar na temida palavra “aposentadoria“.









