A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou há pouco que o ex-tenista italiano Andrea Gaudenzi foi reeleito pelo Conselho da ATP para o cargo de Chairman da associação.
Chairman da ATP desde 2020, Gaudenzi seguirá no cargo até 2028, no que configura seu terceiro mandato na instituição.
O posto de Chairman é por definição um ‘Presidente do Conselho Administrativo', que toma decisões estratégicas de longo prazo de uma empresa ou instituição, faz todas as ligações e pontes na gestão executiva e tem por obrigação fiscalizar de perto a atuação do CEO, que é quem comanda o dia a dia de uma empresa.
Sob comando de Gaudenzi e colocando em prática seu projeto OneVision (Uma Visão), a ATP apresentou um crescimento exponencial, incluindo um aumento no faturamento dos atletas em 44 milhões de dólares apenas em torneios do Masters 1000 entre 2022 e 2025.
Considerando todos os níveis do circuito ATP, de Challengers a Masters o projeto de Gaudenzi já aumentou em 100 milhões de dólares, ou pouco mais de meio bilhão de reais, os ganhos dos atletas no circuito.
Andrea Gaudenzi também promoveu reformas estruturais do circuito, como a ampliação de oito dos nove Masters do calendário para uma disputa de 12 dias, com chaves de 96 atletas, e ocupando duas semanas no calendário.
Outro dado concreto das reformas promovidas pelo italiano, está no valor pago a tenistas entre os 300 melhores do mundo, projeto intitulado ATP Pension Plan que tem como objetivo pagar um valor a estes tenistas anualmente para ajudá-los a seguir na competição. O projeto nasceu em 2019 pagando 12,7 milhões de dólares totais e fechou 2025 pagando 26 milhões de dólares, cerca de R$ 136, 4 milhões.
“É uma honra continuar servindo à ATP – uma organização que moldou minha carreira desde a época em que eu era jogador no circuito. Ao refletir sobre o que conquistamos, vejo um esporte com bases mais sólidas do que nunca, sustentado por um crescimento recorde que demonstra o potencial do tênis”, disse Gaudenzi em comunicado da ATP.
“gora é o momento de continuar avançando. A segunda fase do OneVision visa unificar nossa governança, adaptar-nos e nos tornarmos mais ágeis, porque nosso esporte é inegavelmente mais forte quando caminhamos juntos. Agradeço ao Conselho da ATP e aos nossos membros pela confiança e apoio contínuos”, completou.
O principal objetivo do projeto OneVision é unificar o circuito com a WTA. O processo já começou, incluindo as negociações de transmissões de eventos em conjunto para as TV e plataformas de streaming de todo o mundo.
Andrea Gaudenzi entregará seu mandato justamente na época da realização de seu maior empreendimento, o Masters 1000 da Arábia Saudita que estreia no circuito em 2028.









