A jovem atleta Gabriela Martins, de 21 anos, conquistou no último fim de semana seu primeiro título ITF BT50 ao lado de Sue Farias, em Vitória (ES). Na final elas passaram por Aquila Souza e Isabela Andrade por 6/7 (8/6) 6/3 10/3. O resultado marca um passo importante em sua carreira rumo ao sonho de figurar entre as 100 melhores do mundo no beach tennis.
Gabriela iniciou sua trajetória no esporte ainda na infância e treina desde os 14 anos com a coordenadora da BASA beach tennis no Rio de Janeiro, Claudia Joppert, que acompanha de perto seu amadurecimento técnico e pessoal. Além disso, a atleta também já treinou com Samantha Barijan, quando a ex-número 1 do mundo quando morava no Rio de Janeiro. Hoje, Samantha acompanha Gabriela sob outro olhar: como inspiração e mentoria.
Com trajetória construída de forma consistente, Gabriela já havia conquistado três títulos BT10, sendo dois deles ao lado da própria Samantha, em um gesto simbólico de inspiração e incentivo. Agora, o título BT50 confirma sua evolução e maturidade como atleta de alto rendimento.
“A vitória no BT50 de Vitória foi simplesmente inesquecível. Cada jogo representou não só esforço e dedicação, mas também a confirmação de como estou evoluindo mentalmente, fisicamente e taticamente. Foi uma mistura de felicidade, orgulho e alívio, aquele sentimento de que tudo se encaixou no momento certo. Essa conquista me mostrou que sou capaz de ir além, que posso confiar mais em mim e no meu jogo. Meu objetivo é continuar evoluindo e me dedicando cada vez mais ao esporte que eu amo. Quero transformar cada experiência em aprendizado e cada conquista em motivação para alcançar objetivos ainda mais altos”, vibrou a carioca.
“É da evolução que vem uma conquista. A Gabriela segue firme na busca pelo seu sonho de ser atleta profissional e a BASA tem orgulho de estar presente nesse processo de formação e desenvolvimento”, destaca Claudia Joppert, coordenadora da BASA no Rio de Janeiro e treinadora que acompanha a atleta desde a adolescência.
Hoje, Samantha direciona seus esforços ao protagonismo da nova geração através do projeto NN1, implantado na Arena Deco Beach em Indaiatuba (SP).
“Dividir a quadra com a Gabi nos seus primeiros títulos foi especial. É gratificante ver esse crescimento e perceber que o futuro do beach tennis feminino está nas mãos de uma geração de meninas fortes e determinadas. A Gabi é um exemplo dessa transição e dessa nova etapa do esporte”, afirma Samantha Barijan, sócia-fundadora da BASA.
Além do trabalho técnico, a BASA vem consolidando um novo braço estratégico, o BASA Talent, criado para potencializar e auxiliar na gestão de carreira de atletas profissionais BASA que disputam o circuito mundial ITF.
“Acreditamos que o esporte é uma ferramenta de transformação, por isso estruturamos iniciativas como o BASA Talent e o NN1. O resultado da Gabi mostra, na prática, o impacto desse ecossistema: preparar, apoiar e dar visibilidade a uma nova geração de talentos”, reforça Daniela Bergamo, responsável pelo marketing da BASA Beach Tennis.
Com apenas 21 anos, Gabriela Martins segue firme em sua trajetória profissional, acumulando conquistas e experiência em busca do tão sonhado lugar no Top 100 mundial.