O americano Taylor Fritz, número cinco do mundo, se garantiu, nesta segunda-feira, na decisão do ATP 500 de Tóquio, no Japão, pela segunda vez em sua carreira. O torneio distribui US$ 2,2 milhões em premiação.
Fritz passou pela surpresa americana no torneio, Jenson Brooksby, 57º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 6/3 após 1h30min.
Ele repete 2022 quando chegou na final do torneio e buscará seu segundo título no local e o 11º na carreira. Esta será sua 19ª final na carreira e ele vai em busca do terceiro caneco na temporada.
Fritz desbanca Novak Djokovic e volta ao quarto lugar do ranking com 4995 pontos contra 4830 do sérvio que só volta a jogar no Masters 1000 de Xangai, na China. Caso conquiste o troféu cria uma gordurinha na posição indo 5165. Para tal precisa derrotar Carlos Alcaraz ou o norueguês Casper Ruud.
Com o resultado ele também ajuda João Fonseca uma vez que Brooksby poderia passar o brasileiro se fosse o campeão esta semana. O carioca por enquanto permanece como o 42º torcendo contra outro americano, Learner Tien, que joga as quartas de final em Pequim, na China.