O norte-americano Taylor Fritz, quinto do ranking da ATP, chegou a sua décima quartas de final consecutiva ao superar o português Nuno Borges, 51º, nas oitavas de final do ATP 500 de Tóquio, no Japão. Cabeça de chave 4, o norueguês Casper Ruud também avançou.
Segundo favorito ao título na capital japonesa, Fritz precisou de 1h54 para fechar o placar 7/5 7/6 (7-4) tendo disparrado 15 aces a dois do lusitano, que cometeu seis duplas-faltas a uma do americano, que fechou a partida com 84% de aproveitamento de seu primeiro serviço a 69% de Borges.
“Acho que às vezes eu tornei as coisas mais difíceis”, disse Fritz na entrevista em quadra. “Saí já quebrado no primeiro game. A quadra onde me aqueci foi super rápida em comparação à Central, e eu não consegui fazer o primeiro serviço no primeiro game e depois peguei todas as bolas super cedo. Fiz um ótimo trabalho de recuperação de quebra. Não é sempre que perco uma quebra cedo na partida. Depois perco duas quebras no segundo set, mas lutei muito e fiz um ótimo trabalho para me recuperar nos sets”, completou ele, que é campeão da edição 2022 em Tóquio.
Confira os melhores momentos da partida:
A vitória colocou mais 100 pontos na conta de Fritz para a disputa do ATP Finals, que será disputado ao fim da temporada em Turim, na Itália. Atualmente o americano é o sexto na corrida de classificação para o torneio que reúne os melhores da temporada.
Fritz está a apenas 860 pontos de distância de Felix Auger Aliassime, 10º na corrida, mas que efetivamente luta por uma vaga no Finals até porque o nono na corrida, o britânico Jack Draper, encerrou antecipadamente sua temporada em razão de uma lesão no braço.
Na sequência em Tóquio, Fritz encara o compatriota Sebastian Korda, 74º da ATP, que superou o japonês Sho Shimabukuro, 273º, com placar de 6/1 6/4 após 1h22 de partida.
Fritz e Korda se enfrentaram três vezes mo circuito profissional e Taylor Fritz levou a melhor em dois destes duelos.
Ruud supera Berrettini e segue firme em Tóquio
Cabeça de chave quatro na competição, o norueguês Casper Ruud, 12º da ATP, teve certa tranquilidade e conseguiu superar o italiano Matteo Berrettini, 56º, após 1h39de partida e placa em 7/6 (7-4) 6/2 tendo disparado três aces a 11 do italiano, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 86% de aproveitamento do norueguês.
Em busca de vaga na semifinal em Tóquio, Ruud encara o australiano Aleksandar Vukic, 95º, que venceu o alemão Daniel Altmaier, 51º, em 6/4 6/2.
Ruud e Vukic se enfrentaram uma vez no circuito profissional, no piso rápido coberto de Xangai, na China, em 2024 e a vitória foi do australiano.