A dupla brasileira de João Fonseca e Rafael Matos foi superada na primeira rodada do ATP 500 da Basileia, na Suíça, jogado em quadras duras cobertas e com premiação de 2,5 milhões de euros.
Fonseca e Matos – atleta da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC) – perderam nos detalhes para os experientes franceses Nicolas Mahut, ex-número 1 de duplas, e Pierre-Hugues Herbert, que já foi número 2 na modalidade e que juntos já venceram Grand Slams e possuem troféu de todos os quatro maiores eventos do tênis.
A parceria brasileira fechou a partida com as parciais de 6/7(2) 7/6(6) 11-9 em 2h06min de partida, que teve muito equilíbrio do início ao fim.
O jogo teve apenas duas quebra de saque, a primeira a favor de João e Rafael, quando devolveram no 5-5 do segundo set, e a segunda logo no game a seguir, quando os brasileiros tiveram um match-point mas os franceses salvaram e devolveram a quebra.
No tie-break da segunda parcial, Matos e Fonseca ainda salvaram cinco set-points mas não conseguiram impedir a decisão no set de desempate, onde novamente o equilíbrio se manteve, mas os franceses conseguiram o mini-break na reta final, abrindo 9-6. Os brasileiros ainda salvaram três match-points e igualaram em 10-10, mas os rivais fecharam a seguir por 11-9.
Na fase de quartas de final de duplas, Mahut e Herbert encaram os vencedores da partida entre a parceria de Edouard Roger-Vasselin e Hugo Nys, cabeças de chave número 4, contra Rohan Bopanna, veterano de 45 anos, e o jovem Ben Shelton, top 10 de simples.
Fonseca também estará em ação na chave de simples e estreia conta Giovanni Perricard, com data e horário a serem definidos.









