O brasileiro João Fonseca, 46º do mundo, fez história neste domingo e conquistou o ATP 500 da Basileia, na Suíça, torneio jogado em quadras duras cobertas e com premiação de 2,5 milhões de euros.
Fonseca superou na decisão deste domingo o espanhol Alejandro Fokina, 18º colocado do ranking mundial, com as parciais de 6/3 6/4 em 1h25min de encontro, conquistando o maior título de sua carreira e o segundo em torneios nível ATP.
O jovem de 19 anos começou firme na partida e quebrou o serviço de Fokina logo no segundo game, sacando a seguie para abrir vantagem de 3-0. O espanhol devolveu a quebra e diminuiu para 3-2, mas João reagiu rapidamente e voltou a quebrar o adversário depois abrir 5-2, administrando para fechar.
Na segunda parcial a história se repetiu: Fonseca começou quebrando Fokina e abrindo vantagem de 2-0 e administrando até fechar. O brasileiro chegou a ter um match-point no 5-3 no saque do rival, que se salvou com bom saque. Mas a seguir, Fonseca sacou firme e definiu o placar.
Este é o maior título de um tenista brasileiro desde Gustavo Kuerten no Masters de Cincinnati em 2001.









