O espanhol Alejandro Fokina se garantiu na final do ATP 500 da Basileia para enfrentar o brasileiro João Fonseca após seu rival da semifinal, Ugo Humbert, se retirar da partida.
Fokina liderava contra o francês Humbert, 24º colocado, quando o adversário precisou se retirar da disputa com uma lesão aparentemente na região baixa das costas. Alejandro tinha o placar de 7/6(4) 3/1 em 1h20min de partida até o momento do abandono de Ugo.
Número 18 do mundo, Fokina tem um histórico totalmente desfavorável em finais de ATP. Até o momento, ele jogou quatro decisões e perdeu em todas: Monte Carlo 2022, Washington 2025, Acapulco 2025 e Delray Beach 2025.
O adversário de Fokina na final será o jovem brasileiro de 19 anos, João Fonseca, 46º do mundo na última atualização oficial e que bateu neste sábado o espanhol Jaume Munar na primeira semifinal.
No histórico entre Fokina e Fonseca, há um jogo realizado. O espanhol se retirou no Masters de Cincinnati, neste ano, após vencer o primeiro set diante de João.









