Poucos dias após amargar o vice-campeonato do ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 19º da ATP, venceu com autoridade o habilidoso francês Corentin Moutet, 46º, e desafia o tcheco Jakub Mensik por vaga nas oitavas de final.
Embalado no piso rápido da América do Norte, Fokina precisou de 1h29 para fechar o placar diante de Moutet em 6/4 6/3 tendo convertido quatro aces a dois do francês, que cometeu 20 erros não-forçados a 34 do espanhol, que disparou 25 bolas vencedoras a oito de Moutet.
A partida entreteu o público canadense com grandes jogadas dos dois tenistas [vídeos abaixo]. Fokina se impôs, salvou dois breakpoints do francês no quarto game, e definiu o primeiro set com uma única quebra, em sua única chance no nono game.
Na segunda etapa, o espanhol abriu vantagem de 3/0 com duas quebras de saque, mas viu Moutet fazer algumas jogadas mágicas, buscar ficar dentro de quadra e assim trocar quebras do 4º ao 6º games, onde Fokina abriu 4/3 e foi administrando até fechar o jogo em nova quebra.
O espanhol que neste ano já amargou três vice-campeonatos (WAshington, Acapulco e Delrey Beach) segue em busca de seu primeiro título em nível ATP e para isso encara na terceira rodada em Toronto o tcheco Jakub Mensik, 18º, que venceu o americano Tristan Boyer, 123º, com um duplo 6/4.
Campeão do Masters de Miami em março, Mensik já enfrentou Fokina quatro no circuito profissional e o espanhol levou a melhor em três destes duelos. Duas das vitórias de Fokina sobre Mensik foram nesta temporada nas disputas do Australian Open e na grama de Eastbourne.