Leia Mais:
Federer: ‘É complicado vencer no saibro por causa do Nadal’
Ferrer estraga festa de aniversário de Murray e pega Federer
Blog – Número 1 resgata seu melhor tênis (e com vontade)
Roger Federer teve dificuldades contra o talentoso letão Ernests Gulbis, mas conseguiu a virada e a classificação para as semifinais do Masters 1000 de Madri (Espanha), torneio pelo qual defende o título.
O número 1 do mundo passou pelo 34o. colocado por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 6/1 6/4 após 1h53min de duração.
Federer atinge a primeira semifinal de Masters 1000 na temporada após fracassos nos quatro eventos desse porte anteriores e consegue a revanche diante do jovem de 21 anos que o havia eliminado na primeira rodada do Masters de Roma (Itália) há duas semanas. Ao todo, Federer e Gulbis fizeram três partidas com dois triunfos do natural da Basileia, mas todos os confrontos foram ao terceiro set.
Neste sábado, às 15h, ele tentará a segunda decisão na Caja Mágica, terceira em Madri (venceu também quando o torneio era em piso rápido em 2006) contra o espanhol David Ferrer, 12o. do mundo e maior vencedor no piso lento este ano que derrotou nas quartas o escocês Andy Murray, quarto do ranking, por 7/5 6/3. Federer tem Ferrer como freguês já que o venceu em todos os nove jogos realizados até aqui.
O jogo
Na primeira parcial os dois tenistas jogaram bem. Gulbis começou quebrando com uma bobeada de Federer no segundo game e viu seu saque ameaçado com 0/30, mas deu ótima deixada, um winner e contou com dois erros do suíço para fazer 3/0. Daí em diante o duelo ficou equilibrado, mas com o letão sacando firme. No 5/3 gulbis abriu 40/0, cometeu dois erros, mas dois ótimos serviços com um ace definiram por 6/3 em 35 minutos. Notável foi o baixo número de erros de Gulbis, apenas seis.
Na segunda etapa Gulbis começou confiante quebrando Federer no primeiro game, mas não conseguiu manter a tocada do set anterior, passou a cometer demasiados erros não-forçados diante de um número 1 mais paciente e trocando mais bolas. Federer conseguiu duas quebras seguidas, abriu 3/1, salvou três breaks com competência e passeou para fechar por 6/1 com um lindo bate-pronto deixadinha. Set durou 35 minutos e Gulbis cometeu ao todo 16 equívocos.
No terceiro set Gulbis começou confirmando game difícil e teve um break contra no segundo, mas despachou um ace para se safar. O terceiro game foi decisivo e Roger conseguiu a quebra com lob fantástico e na sequência abriu 3/1. Gulbis não se deu por vencido e foi tentando, mas sem sucesso. No 5/4 e saque de Federer uma forte chuva caiu na capital espanhola, gerou reclamação do público e de Gulbis que queriam o fechamento do teto retrátil da quadra Manolo Santana. Mas Federer e o juiz não atenderam aos pedidos e o suíço venceu a partida por 6/4 com um winner de direita em game de 30/30.









