Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Ex-top 80 da ATP e gaúcho conquistam primeiros títulos na 39ª Copa Yone Borba Dias em Porto Alegre

Compartilhe:

Foram definidos, nesta quinta-feira, os primeiros campeões de simples da 39ª edição da Copa Yone Borba Dias realizada em Porto Alegre, o mais tradicional e dos maiores eventos do país do circuito internacional.  O evento da categoria MT 700 tem mais de 200 atletas de dez países e conta com o co-patrocínio da Cyrela além dos apoios da Unicred, TX4 Capital, Stella Artois e Água Crystal. O Hotel Oficial é o Hotel Master Cosmopolitan.

Na categoria 70 anos, o campineiro Soares, ex-74º do mundo do ranking profissional da ATP que derrotou lendas como Mats , Stefan Edberg e Stan Smith quando profissional, passou pelo brasileiro Nelson Germann na final por 6/4 6/2 na quadra central da Associação Leopoldina Juvenil. A conquista é a primeira no circuito Masters da para João que havia sido vice no de São Paulo em setembro.

“Sentimento muito bom. Ganhar é sempre bom. O que eu senti é que voltei a competir, sentir aqueles games importantes, 40 iguais, tentando buscar um 40 a 15. Quando você está fora da quadra não se vive isso, esse negócio de bater bola, no jogo você vive esse momento para voltar a ser competitivo. Aquela quartas de final (contra o top 10 Serge Gresy) foi onde reaprendi a viver os momentos e ali 1 a 1, 2 a 2, 4 a 2, vamso de novo, 5 a 5. O dois outros jogos foram muito difíceis também, hoje o primeiro set foi muito difícil, o Nelson estava me agredindo, acertando tudo”, vibrou Soares que está focado para 2026 disputar o Campeonato que será realizado na Grécia: “Isso que está me puxando, quero me preparar para estar lá ano que vem e competir com vontade e acreditando que posso chegar. Sei que tem jogadores que já atuei no passado  bem competitivos. Ir meia-boca não vai dar não (risos)”.

Na categoria anos, o argentino que se radicou e adotou Porto Alegre, Matias Epifanio derrotou na final Juan Pablo Amoretti por 6/3 6/1 e levantou o decacampeonato no torneio. Suas duas únicas derrotas foram na primeira participação em 2013 na semifinal e em 2022 na mesma fase. Ele tem títulos em 2014, 2015, , 2017, 2018, 2019, 2021, 2023 e 2024.

“Feliz, mais um título e mais um torneio onde nos encontramos com os amigos de todo o Brasil, bom jogar com um amigo na final onde nos conhecemos de Sta. Maria faz tempo. Uma data que esperamos todo o ano para atuar amigo. Encontrar toda a turma Master que se dedica tanto para o tênis. Jogo com o Pablo sempre difícil, nós dois somos muito aguerridos, com todo o coração. Somos amigos, nos conhecemos bastante, sempre é bom jogar com pessoas assim”, destacou Epifanio.

Também foram definidos os campeões na categoria 80 anos. Hayrton Ferreira, de Brasília, faturou o caneco. Nos 50 feminino o triunfo ficou com a mineira Renata Gomes.

Sexta-feira com mais finais em quadra com presença gaúcha

Mais campeões serão definidos nesta sexta-feira em simples. O colombiano Carlos Behar, sexto do mundo, vencia Paulo De Moraes por 7/5 2/0 quando o desistiu. Ele enfrenta o paulista Ricardo Rizk na final, Rizk passou pelo gaúcho Pedro Felice por 7/5 6/2. 

Na categoria 60 anos, Ricardo Tomb, 18º colocado e ex-número 1 do mundo, vai decidir o troféu contra o gaúcho Marcelo Krebs. Tomb passou pelo brasileiro Ricardo Fontoura por 6/1 6/3 enquanto que Krebs derrotou o uruguaio cabeça de chave 2, Claudio Diena, por 6/1 6/0. Krebs ostenta 12 títulos no torneio portoalegrense.

Nos 60 feminino, a chilena Audolia Correa e a Roberta Oliveira vão brigar pelo caneco. Monica Yanagi e a argentina Silvia Mazzeo brigarão pelo caneco nos 55 anos

A competição vai até o sábado, 8, e conta com atletas de dez países. Além do Brasil e do Uruguai, o evento tem atletas da Argentina, Chile, Colômbia, França, Itália, Jordânia, Austrália e Coreia do Sul.A 39ª edição da Copa Yone Borba Dias  é uma realização da Pró-Tênis Promoções Esportivas e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Gaúcha de Tênis. 

O torneio conta com o co-patrocínio da Cyrela além dos apoios da Unicred, TX4 Capital, Stella Artois e Água Crystal. O 

Hotel Oficial é o Hotel Master Cosmopolitan.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?