O US Open foi mais uma edição de um dos maiores Grand Slams do tênis. Mais uma vez, os Estados Unidos recebeu partidas memoráveis e contou com surpresas que animaram os torcedores.
Uma das maiores surpresas do US Open foi a vitória de Alcaraz sobre Sinner. Isso recolocou o espanhol no topo do ranking da ATP. Já o italiano acabou caindo para a segunda colocação geral.
Número 1 perde o topo do ranking com derrota na final
Jannik Sinner foi considerado favorito para ser o grande campeão do Aberto dos Estados Unidos. O italiano teve desafiantes considerados fáceis nas primeiras rodadas, o que fez com que conseguisse engatar boas sequências de vitórias.
Logo em seus primeiros confrontos, Sinner provou porque era o favorito para o título do Grand Slam. A esmagadora vitória contra Alexander Bublik mostrou que Jannik não foi passear nos Estados Unidos.
Sinner conseguiu eliminar Bublik com apenas 81 minutos de partida. Com um triplo 6/1 de respeito, o tenista italiano conseguiu o segundo lugar no ranking de velocidade ao vencer um adversário em partidas válidas pelo Aberto dos Estados Unidos, ficando apenas 2 minutos atrás de Roger Federer.
Além de Bublik, Sinner ainda eliminou Kopriva, Popyrin e Shapovalov. Em meio a todos os quatro primeiros jogos pelo Aberto dos Estados Unidos, Jannik perdeu apenas um set, vencendo todos os outros.
Entretanto, o italiano não foi páreo para Carlos Alcaraz. O espanhol não perdeu nenhum set até a grande final. No meio do caminho, o campeão do US Open ainda eliminou Novak Djokovic com parciais de 6/4, 7/6 e 6/2.
Sem surpresas do lado feminino
Do lado feminino, a pressão da vitória ficou com Aryna Sabalenka. A líder no ranking da WTA e atual campeã do US Open teve um bom início de competição, mas passou sufoco com algumas adversárias.
Assim que começou o US Open, Aryna Sabalenka enfrentou a suíça Masarova e venceu o primeiro set por 7/5. Na segunda partida, foi a vez de Kudermetova tornar a vitória da número 1 do mundo ainda mais difícil, ao levar o primeiro set para o tie-break.
Aryna só foi conquistar uma vitória mais tranquila contra Bucsa, com parciais de 6/1 e 6/4. Aliás, Cristina foi a grande surpresa do US Open, que rendeu a ela 33 posições no ranking da WTA e mostrou que a espanhola pode aparecer entre as principais jogadoras da modalidade ao longo dos próximos anos.
João Fonseca é eliminado na 2ª rodada e Bia chega nas oitavas
O Brasil foi representado no US Open por João Fonseca e Bia Haddad. O brasileiro venceu a primeira partida contra Kecmanovic e deu esperança aos torcedores. O jogo foi exaustivo, com dois tie-breaks.
Fonseca chegou a avançar para a 2ª fase, mas não passou disso. Em sua segunda partida, o brasileiro acabou eliminado pelo checo Machac por 3 sets a 0. O favoritismo do adversário de João foi confirmado com base nas odds das casas de apostas com bônus e nas opiniões de especialistas.
A surpresa do desempenho de Fonseca foi o fato de colocar o tenista entre os melhores brasileiros na história da modalidade. Isso porque João se firmou entre os 50 principais atletas no ranking da ATP e um dos poucos que têm apenas 19 anos de idade.
João Fonseca foi o campeão do Next Gen ATP Finals em 2024.
Do lado feminino, a esperança dos brasileiros era de bons resultados com Bia Haddad. A jogadora, atualmente entre as 30 melhores da sua modalidade, conseguiu boas vitórias nas fases iniciais e avançou até a terceira rodada, onde foi eliminada por Anisimova com um 6/0 no primeiro set.
As surpresas da presença do Brasil no US Open foi que João Fonseca garantiu o melhor ranking na carreira ao final de sua participação no Aberto dos Estados Unidos. Já Bia teve a melhor campanha em Slams no ano de 2025.
Tauson foi a grande decepção
A maior decepção do US Open ficou com Clara Tauson. Após vencer Iga Swiatek em Wimbledon, a expectativa da torcida era de que a dinamarquesa conseguisse avançar até as etapas finais da competição, mas não foi isso que aconteceu.
Tauson foi derrotada de maneira surpreendente por Alexandra Eala em um emocionante tie-break que levou a torcida ao delírio. Ainda no lado feminino, Zarazúa também foi surpresa nos Estados Unidos ao superar Madison Keys depois de perder seus seis últimos jogos contra jogadoras que estavam entre as 10 melhores do mundo.
Mas a maior surpresa mesmo ficou com Daniil Medvedev. O russo acabou eliminado na primeira fase e não conseguiu repetir o seu bom desempenho que obteve em 2021. Esses tipos de surpresas atraem os fãs de tênis não só para os Estados Unidos, mas também para outros Grand Slams que movimentam o calendário mundial ao longo do ano.