Mesmo com a ausência do número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, a Espanha está na semifinal da decisão da Copa Davis, após virar o confronto diante da forte equipe da República Tcheca em uma batalha de 2h05 nas duplas.
O duelo começou com uma derrota de Pablo Carreño Busta, ex-top 10 e atual 89º, para o número dois tcheco, o jovem Jakub Mensik, 19º, com placar de 7/5 6/4. Na sequência, Jaume Munar, 36º, venceu Jiri Lehecka, 17º, tendo jogado muito com placar em 6/3 6/4 após 1h23 de duelo.
Com tudo empatado, o capitão espanhol manteve da dupla planejada com o ex-número 1 do mundo nas duplas, Marcel Granollers e Pedro Martínez, que encararam 2h05 diante de Mensik e Tomas Machac. Inicialmente a dupla tcheca seria formada por Machac e o duplista Adam Pavlasek, que, lesionado, precisou desistir do confronto.
Em quadra, os espanhóis se impuseram nos detalhes para fechar o placar em 7/6 (10-8) 7/6 (10-8) , tendo iniciado o primeiro set com quebra já no 3º game, abriram 3/1, mas receberam a devolução da quebra no 6º game e em games longos e muito duros viram o primeiro set ir para o tiebreak, que também definiu o segundo set, que mesmo com games muito disputados, sequer teve chance de quebra para qualquer uma das duplas.
Em busca de vaga na final, a Espanha do capitão David Ferrer aguarda pela equipe vencedora do duelo entre Argentina e Alemanha.









