A filipina Alexandra Eala, 53ª da WTA, segue embalada após a conquista de medalhas históricas para seu país nos Jogos do Sudeste Asiático durante sua pré-temporada e está na semifinal do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia, pela primeira vez na carreira.
Eala seguiu dominante como nas rodadas anteriores e precisou de 1h37 para superar a polonesa Magda Linette, 52ª, com placar de 6/3 6/2 tendo vencido 69% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 47% de Linette, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas da filipina, duas, e disparou os quatro aces do jogo.
Um dos grandes talentos da Rafa Nadal Academy, Eala entrou em quadra com certa dificuldade de lidar com as devoluções buscando a paralela da rival e acabou trocando quebras nos dois primeiros games da partida. O jogo seguiu, com as duas tenistas vencendo muitos pontos nos games de saque uma da outra. A filipina arriscou mais movimentação de linha de base e assim chegou a quebra no 6º game, pressionou e forçou a polonesa a salvar dois setpoints no 8º game e sacou confiante.
Na segunda etapa, Eala trabalhou ainda mais buscando empurrar Linette na linha de base com suas devoluções, foi mais agressiva com bolas cruzadas e assim abriu 4/0 com duas quebras, viu a polonesa salvar cinco breakpoints para evitar uma terceira quebra no 5º game e administrou.
“Sim, estou feliz, obrigada pelos elogios”. (0:38)”, disse Alex Eala na entrevista em quadra. “Não sei, dou o meu melhor, faço o que posso e, se vejo uma oportunidade, acho importante aproveitá-la. Hoje foi difícil, obviamente, a Magda é uma jogadora muito experiente e eu já tive dificuldades jogando contra ela antes, então estou feliz por ver meu nível aumentar e melhorar”, completou ela.
Semifinalista do WTA 1000 de Miami e no WTA de Eastbourne em 2025, Alexandra Eala está em sua terceira semifinal de torneio em nível WTA da carreira, e encara a chinesa Xinyu Wang, 57ª, que ia vencendo a britânica Francesca Jones, 72ª, em 6/4 4/3 quando viu a adversária desistir em razão de uma lesão.
“É uma sensação ótima, muito obrigado a todos por estarem aqui”, resumiu a filipina sobre estar na semifinal buscando sua primeira final da carreira.









