Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Documentário apresenta boleiros da Costa do Sauípe que descobriram um novo caminho por meio do tênis

Compartilhe:

A volta do tênis de nível mundial à Costa do Sauípe aconteceu entre 19 e 26 de outubro de 2025 com a categoria Challenger 125trazendo não só nomes do esporte profissional masculino para o cenário paradisíaco do complexo de resorts na Bahia, mas também uma sensação de nostalgia, já que por muitos anos Sauípe foi palco de importantes histórias e recebeu grandes , como Guga e Rafael

Para honrar essa história e construir um novo legado, o novo minidoc “O Saque do Futuro”, com direção de Renata Sauda, conta a história de dois adolescentes, Deivid Levi de Jesus, de 14 anos, e Jaziel Santos, 15 anos, que encontraram seus propósitos no esporte por meio do Borges Tennis, apoiado pela Aviva, empresa detentora da Costa do Sauípe.

A partir de agora, os jovens receberão patrocínio da Aviva, com todo o suporte necessário para se tornarem atletas profissionais. Além da cobertura das despesas e auxílio financeiro, a empresa também concederá o acesso às quadras da Costa do Sauípe para treinarem junto com seu instrutor, Leandro Borges, idealizador e responsável pelo projeto social no qual fazem parte.

Passado e futuro

Criado em 2024 por Leandro Borges, que atua como coordenador Operacional Noturno na Costa do Sauípe, atualmente o projeto Borges Tennis conta com a participação de mais de 40 adolescentes de Mata de São João. Duas vezes por semana, Leandro se dispõe voluntariamente a ensinar tênis em uma quadra pública próxima à escola da comunidade local, na Vila Sauípe.

Mas a história de Leandro com o esporte é antiga. No período em que grandes torneios atraíram alguns dos maiores nomes do circuito profissional para a Costa do Sauípe, por 10 anos ele foi boleiro-líder em quadra, na época selecionado por meio de um projeto social que tinha o objetivo de formar professores de tênis. Dos quatro selecionados, ele foi o único que concluiu a formação.

Agora, à frente de seu próprio projeto social, Leandro foi o responsável por coordenar a atuação de 33 de seus alunos como no segundo maior torneio de tênis masculino do país, o Costa do Sauípe Open.

O esporte como oportunidade

Esta ação socioeducativa, que teve como objetivo aproximar os jovens moradores de Mata de São João do esporte e contribuir para suas formações cidadãs, está alinhada com o compromisso social da Aviva, responsável pela realização do evento em parceria com a Try Sports.

Com essa experiência, eles puderam ver em prática tudo o que aprendem durante as aulas teóricas e treinos. Assim como ele viu em quadra , Rafael Nadal e Juan Carlos Ferrero, entre outros grandes nomes do tênis, esse foi o primeiro contato dos alunos de Leandro com jogadores da elite na modalidade. “A participação no projeto é uma inspiração para meus alunos, que têm a mesma faixa ária de atletas como Guto Miguel. Hoje, eles são boleiros, mas um dia também podem ser tenistas profissionais. Quando o esporte vira ferramenta de transformação, o sucesso não fica restrito às quadras, pois estamos construindo um futuro para muita gente”, comenta Leandro Borges.

A atividade foi autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude, realizada de forma regular e seguindo todas as exigências acordadas, com consentimento dos responsáveis legais e supervisão constante de adultos.

Engajamento com ações sustentáveis

O Costa do Sauípe Open também já estreou com um compromisso sólido com Sustentabilidade, alinhado à Agenda ESG da Aviva. Nesse contexto, algumas ações de longo prazo foram iniciadas na Costa do Sauípe, como a doação de quinhentas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, suprindo o plano de descarbonização da prefeitura de Mata de São João.

Foram realizadas ações como o projeto Long Live The Passion, que reutilizou tampinhas de garrafas de água e cordas das raquetes para a criação de pulseiras e brindes, gerando receita para apoiar instituições da região. Houve também a destinação de resíduos orgânicos e materiais recicláveis para cooperativas locais, fortalecendo a comunidade do entorno.

Além disso, uma parceria com a INNI, marca esportiva oficial do evento, trouxe o projeto Tenista Consciente, com um ponto de coleta para descarte inteligente de bolas, lacres e tubos utilizados nos jogos. Todas as bolas que ainda estavam em boas condições de uso foram doadas para o projeto Borges Tennis.

E, além das iniciativas promovidas durante o torneio, a Costa do Sauípe mantém ações com foco em sustentabilidade e impacto social positivo durante o ano todo, que podem ser encontradas no Relatório de Sustentabilidade da Aviva.

O Saque do Futuro

Direção: Renata Sauda
Direção de fotografia: Paulo Matheus
Imagens: Deivisson Carvalho e Icaro Luan William Soares
Operador de drone: Junior Gois
Montagem: Renata Sauda
Edição / Finalização: Paulo Matheus

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?