Novak Djokovic, número seis do mundo, carimbou sua vaga, na noite desta sexta-feira, para a fase oitavas de final do US Open, último Grand Slam do ano, jogado em Nova York.
O sérvio passou pelo canhoto britânico Cameron Norrie, 35º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 6/4 6/7 (7/4) 6/2 6/3 após 2h50min de duração na quadra central Arthur Ashe, a maior do mundo para 24 mil pessoas. Ele disparou 18 aces na partida.
Nole não teve um dia fácil apenas de ampliar para 7 a 0 o retrospecto contra o rival. Na primeira parte do jogo, ainda no primeiro set, sentiu as costas, região lombar, chamou o fisioterapeuta, foi atendido. Venceu o primeiro set, perdeu o segundo no tie-break e foi quebrado logo no começo do terceiro. Encaixou uma série de games seguidos e aí sim passou a dominar o encontro até vencer com bons saques.
Djokovic segue em busca do pentacampeonato no torneio e de seu 25º Grand Slam, o que seria o recordista geral entre homens e mulheres.
Seu rival na segunda-feira por vaga nas quartas de final será o alemão Jan Struff, algoz do americano Frances Tiafoe. Nole possui também 7 a 0 no retrospecto contra o rival.
Djokovic alcança a 69ª segunda semana de Grand Slams e vence pela 192ª vez em Majors no piso duro, passando as 191 vitórias de Roger Federer.