A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) confirmou oficialmente a razão pela qual o canadense Denis Shapovalov desistiu do seu duelo contra o carioca João Fonseca nas quartas de final do ATP 500 da Basileia na Suíça.
Shapovalov decidiu abandonar a partida logo que sofreu uma quebra no 3º set e viu o brasileiro abrir 4/1. Sem ter dado nenhum indício de lesão, o canadense apenas cumprimentou Fonseca na rede e rapidamente deixou a quadra.
O comportamento do canadense e a inesperada desistência rendeu uma série de críticas ao tenista, que no meio daquele quinto game, chegou a discutir com o árbitro da partida, o francês Damien Dumusois, a respeito de uma dupla-falta marcada que ele argumentou ter errado em razão de um pedido de Fonseca para atrasar o saque. No momento, a arbitragem respondeu a Shapovalov que uma boleirinha no fundo de quadra atrapalhava e por isso ele teve de refazer o movimento do saque, que o levou ao erro.
A discussão alimentou teorias da conspiração sobre uma “desistência como forma de protesto” contra arbitragem e também gerou muitas críticas a Shapovalov.
De acordo com a atualização dos dados do ATP da Basileia, a razão pela qual o canadense desistiu do jogo foi uma lesão no joelho direito.
Cabe destacar que Shapovalov perdeu metade da temporada 2023 em razão de uma lesão no joelho esquerdo. O problema no joelho esquerdo persegue o tenista desde 2021 e é possível que se trate de um episódio de lesão por compensação no joelho direito.









