A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou nesta sexta-feira os calendários de disputa dos dois principais torneios entre nações do circuito mundial, a Billie Jean King Cup no feminino e a Copa Davis no masculino, para o calendário 2026.
As duas competições contam com uma disputa final com fase de grupos, mas antes contam com fases classificatórias.
Na Billie Jean King Cup, a primeira fase de disputas será com os Qualifiers e a Fase Regional (Américas, Europa/Afica e Ásia/Oceania), ambas disputadas a partir de 6 de abril de 2026. Para os Qualifiers estarão 14 países, das quais 7 são oriundos da disputa dos playoffs realizados em novembro de 2025 e as demais que foram às Finais do torneio em 2025.
Na segunda parte do calendário, em 21 de setembro, serão disputadas as Finais em fase de grupo, semifinal e final, com a participação da atual campeã Itália e as sete nações classificadas dos Qualifiers.
Em 16 de novembro de 2026 será dado início a disputa dos Playoffs para 2027. Ali, 14 nações disputam vagas nos Qualifiers do ano seguinte.
Tanto a fase de Qualifiers quanto os Playoffs serão disputados com mando de campo de um dos países.
O Brasil ainda jogará os Playoffs de 2025 diante de Portugal e Austrália em Hobart neste mês de entre 14 e 16 de novembro de 2025 para saber em qual fase jogará. Se vencer o Grupo E, o Brasil estará garantido nos Qualifiers.
Copa Davis 2026
Já as datas da Copa Davis englobam a disputa de Qualifiers do Grupo Mundial I e II em duas fases, os vencedores da primeira fase se encontram na segunda para definir as nações participantes da fase das Finais com a participação de oito países em Bolonha, ao fim de novembro.
A primeira fase de qualificatórios será disputada entre 6 e 8 de fevereiro, já a segunda será entre 18 e 20 de setembro. As finais serão entre 24 e 29 de novembro.
O Brasil disputa os Qualifiers do Grupo Mundial I em fevereiro.