O italiano Luciano Darderi, 46º do mundo, sobreviveu a um imenso susto neste sábado para conquistar o título do ATP 250 de Umag, na Croácia, evento no saibro com premiação de 596 mil euros.
Ele manteve seu retrospecto impecável nas finais de ATPs ao derrotar o espanhol Carlos Taberner por um duplo 6-3 para conquistar seu segundo título em duas semanas, repetindo o feito da semana anterior em Bastad, na Suécia.
O italiano se torna o terceiro tenista a conquistar pelo menos três títulos de nível profissional este ano, juntando-se a Carlos Alcaraz e Alexander Bublik, que também conquistaram seu segundo troféu consecutivo em Kitzbuhel no sábado.
“É algo especial para mim. O último mês foi uma loucura. Só quero agradecer ao meu pai e a toda a minha equipe. Sem eles, seria impossível. Estou muito feliz com o título. Foram duas semanas loucas. Se me dissessem isso há duas semanas, eu diria que era impossível. Mas estou muito feliz com meu desempenho e meu tênis foi incrível esta semana. Tentarei descansar agora e continuar jogando assim na próxima semana em quadras duras“, disse Darderi.
No último game da partida, Darderi pareceu torcer o tornozelo ao abrir o match point. Visivelmente mancando, o italiano conseguiu selar a vitória no ponto seguinte antes de cair na quadra sob a chuva de Umag.
Incapaz de caminhar corretamente, Taberner demonstrou grande espírito esportivo ao ajudar o segundo cabeça de chave a se levantar, com Darderi recebendo tratamento no tornozelo antes da cerimônia de premiação.
Darderi fatura seu quarto título no circuito e vai subir 11 posições ao 35º lugar. O jogador de 23 anos começou julho na 59ª posição, mas subiu para três posições abaixo de sua melhor marca na carreira, a 32ª, após vencer nove partidas consecutivas em Bastad e Umag.